My dream is having all this map painted in red

Wednesday 15 December 2010

Museu Capitolino

Piazza del Campidoglio - Roma - Itália

Não, este post não é sobre nenhum museu da minha cidade natal no Brasil, chamada também Capitólio, uma pequena cidade no estado de Minas Gerais. Como todos na minha cidade sabem subir ao Capitólio significa triunfar, e desta maneira não poderia deixar de visitar este importante local da história romana.

Piazza del Campidoglio - Roma - Itália

O Templo de Júpiter, na parte sul do Monte Capitolino (ou Capitólio, em italiano Campidoglio), era o centro do mundo romano. Um caminho em ziguezague a partir do Forum conduzia ao templo, cenário de quase todas as cerimônias sagradas e políticas.

Piazza del Campidoglio - Roma - Itália

A colina e o templo simbolizavam a autoridade de Roma como caput mundi (“cabeça do mundo”), e o conceito de cidade “capital” tem origem no Capitólio.

Piazza del Campidoglio - Roma - Itália

Durante toda a história da cidade, o Capitólio permaneceu como sede do governo municipal. Hoje, a Comuna di Roma (Câmara Municipal) ocupa o esplendor renascentista do Palazzo Senatorio. A posição de Roma como capital moderna é expressa no enorme monumento branco a Vittorino Emanuele que, infelizmente, encobre a vista do Capitólio a partir da Piazza Venezia.

Museu Capitolino - Roma - Itália

A disposição atual das construções existentes na colina data do século XVI, quando Michelangelo criou uma magnífica praça que tem acesso por uma extraordinária escadaria, conhecida por Cordonata. Dois dos três edifícios que rodeiam a piazza abrigam atualmente os Museus Capitolinos.

Museu Capitolino - Roma - Itália

O Capitólio em Roma, uma cidadela da Antiga Roma, é uma visita obrigatória. Uma esplêndida escadaria conduz à espetacular Praça do Capitólio (Piazza del Campidoglio), de Michelangelo rodeada pelos palazzi Nuovo e dei Conservatori, que encerram os Museus Capitolinos, com os seus admiráveis acervos de escultura e pintura. A ausência de trânsito torna a colina um agradável refúgio do bulício da cidade.

Museu Capitolino - Roma - Itália

O Monte Capitolino guarda uma coleção de estátuas clássicas desde o Renascimento. O primeiro grupo de esculturas de bronze foi doado à cidade pelo papa Sisto IV em 1471 e outras foram oferecidas pelo papa Sisto V em 1566. O Palazzo Nuovo foi projetado por Michelangelo como parte da reforma da Praça do Capitólio e, após a sua conclusão, em 1655, várias estátuas foram para lá transferidas. Em 1734, o papa Clemente XII tornou este edifício o primeiro museu público do mundo.

No comments: