My dream is having all this map painted in red

Saturday 25 June 2011

Oslo – Conheça a capital norueguesa pedalando

Uma das melhores formas de conhecer Oslo é de bicicleta e alugar uma por lá é muito fácil.

Espalhados pela cidade existem mais de 100 pontos como este da foto acima onde é possível alugar uma bicicleta e sair pedalando pelas ruas da capital norueguesa, Oslo é uma cidade bastante plana e desse modo bastante “bike friendly”, perfeita para ser explorada de bicicleta. As bicicletas estão disponíveis o ano todo exceto no inverno  europeu que vai de Dezembro a Março.

O sistema funciona da seguinte maneira. É necessário adquirir um cartão chave para ter acesso as bikes, este cartão pode ser obtido de duas formas. Se você possui um endereço em Oslo você pode acessar o site Oslo Bysykkel e fazer o pedido do cartão com o custo de 90 NOK (cerca de 12,00€) válido para o ano corrente da compra. Este modelo é destinado para pessoas que residem em Oslo.

Como turista você também pode usufruir de uma bike mas com a desvantagem de pagar um preço a meu ver absurdamente discrepante pelo serviço. Basta o viajante ir até um dos postos de turismo em Oslo e comprar um cartão chave especifico para os visitantes. O preço deste cartão é 80 NOK (cerca de 10,00€)  entretanto é válido somente por 24 horas. Ou seja, paga-se quase o mesmo preço que os residentes que possuem direito de usar as bikes o ano todo e pode usá-las somente por um dia.

As bicicletas podem ser usadas por até 3 horas ininterruptas antes de retorná-las a um dos pontos de recolha. Uma vez retornada você está apto a utilizar outra, desse modo você pode praticamente ficar com uma bike o dia todo, desde que faça o check-in/check-out da mesma a cada 3 horas.

Apesar da discrepância dos preços entre residentes e visitantes, creio que a bicicleta proporciona uma forma interessante de conhecer a capital norueguesa, te permite sentir o ar fresco (mesmo no verão) tocando o seu rosto e contemplar uma das mais belas capitais europeias.

Observação: Os valores mencionados neste post são referentes a Junho de 2011. Para informações mais atualizadas consulte o site das empresas indicadas.

2 comments:

Wanderlei Queiroga said...

Parabéns pelo post, muito interessante !!!

Unknown said...

Obrigado!