My dream is having all this map painted in red

Thursday, 17 November 2011

Munique – Muito mais do que Oktoberfest

Munique - Alemanha

Munique é um ótimo destino para os amantes de cerveja, admiradores de história e fãs de música, mas ultimamente a capital da Baviera é reconhecida como um ótimo lugar para se viver. A revista “Monocle” a classificou recentemente como a melhor cidade para se viver no mundo, citando seus imóveis residenciais de alta qualidade, baixa criminalidade e “sentimento geral de aconchego”. Seu transporte público foi recentemente considerado o melhor da Europa. E sua célebre cultura da cerveja é tão presente que é impossível não querer passar em um pub depois do trabalho e tomar umas loirinhas com os amigos.

Munique - Alemanha

Munique, assim como toda a Alemanha é uma cidade organizada, limpa, pontual, responsável e inteligente. E o melhor é que além de tudo isso não falta animação, belas paisagens, história e muita cultura, seja com concertos de Bach e Beethoven no meio da rua ou na genialidade das construções ou na beleza das mulheres loiras de olhos claros.

Munique - Alemanha

Tudo funciona impecavelmente, seja nos trens, metrôs ou bondes, o sistema é de total confiança e pontualidade. Nenhuma das estações de trem ou metrô possuem catracas e as pessoas pagam pelo bilhete pela simples ideia de que seria impensável usufruir de algo assim e não pagar, incrível não? As estradas e aeroportos também são moderníssimos e a infraestrutura para o visitante é excelente com hotéis/hostels, restaurantes muito bem cuidados e atendimento impecável.

Munique - Alemanha

A língua oficial é claro o alemão, mas todos falam inglês, o que facilita bastante a vida dos visitantes, fazendo de Munique uma cidade bastante amigável aos turistas que enchem suas ruas todos os dias.

Munique - Alemanha

O ponto de encontro de todos é a praça que fica no coração de Munique, chamada Marienplatz, tem alguns dos prédios mais emblemáticos do centro histórico como a Coluna de Maria, do século XVII, fica ali também a antiga Câmara Municipal e o edifício neogótico da Nova Prefeitura (Neues Rathaus).

Munique - Alemanha

Outra região bastante agradável para um passeio e o Olympiapark, palco dos Jogos Olímpicos de 1972, esta parte da cidade foi toda construída para receber o evento e hoje possui prédios modernos como o Museu da BMW. Muito verde, esta área é ideal para relaxar, fazer pic-nics e observar a vida desenrolar-se por esta cidade.

Munique - Alemanha

A conclusão que chego sobre Munique é que esta é uma cidade ofuscada pela cerveja, não que a cerveja seja ruim, pelo contrário, recomendo vivamente experimentar várias canecas dessa bebida que é parte desta cidade, mas a capital da Baviera é muito mais do que isso. Sóbrio, você verá que esta é também uma cidade com grande vocação para a arte, muitos músicos, cineastas, arquitetos e artistas plásticos escolheram a cidade para viver e fazem dela um lugar mais vibrante.

Munique - Alemanha

Mas não podemos esquecer, estamos falando de Munique, berço da Oktoberfest, para os amantes da cerveja não faltam lugares para estimular a bebedeira, ao todo a cidade possui mais de 400 bierkellers (pubs fechados) e biergartens (bares ao ar livre) e as celebrações regadas a cerveja estão longe de se restringir aos quinze dias de festa. Na verdade, a impressão que se fica é que Munique vive numa eterna comemoração embora ofereça um vasto patrimônio cultural, comércio fervilhante e muitas histórias para contar.

Munique - Alemanha

Também não faltam comidas típicas como o onipresente bratwurst (salsichão assado), o chucrute e os deliciosos lebkuchenherzen (biscoito de chocolate em formato de coração). Alguns são enormes e ajuda a repor o nível de glicose do organismo quando a entrega aos prazeres etílicos supera o bom senso.

Post a Comment