My dream is having all this map painted in red

Saturday 24 December 2011

Museu da Língua Portuguesa – São Paulo

Seja você brasileiro, angolano, cabo verdiano, moçambicano, timorense, guineense, santomense ou português e está de passagem por São Paulo não deve deixar de visitar este museu, o Museu da Língua Portuguesa.

A escolha de São Paulo para receber este museu no Brasil não poderia ter sido mais acertada, afinal, esta é a cidade do mundo com a maior população de falantes deste idioma. O museu proporciona uma viagem sensorial, subjetiva e interativa pela língua portuguesa, guiada por palavras e citações de autores e escritores consagrados.

O português nasceu em Portugal e descende de povos ancestrais, atualmente esta língua é falada por mais de 200 milhões de pessoas em todos os continentes do planeta. Entre os séculos XV e XVI os portugueses se lançaram numa grande aventura marítima e ancoraram em diferentes terras, levando a sua cultura e a sua língua, sendo uma destas terras o Brasil.

No Brasil, o português sofreu influências de línguas indígenas, africanas e também das línguas dos imigrantes. O encontro e desencontro entre estas culturas e falares criaram uma língua única, original e que continua a se reinventar todos os dias pelas ruas e praças do Brasil, nos seus ritmos e ritos, nos poemas e nas canções.

Pensamos em português, sentimos em português, criamos em português, é esta língua que nos faz ser quem somos, é com ela que afirmamos e expressamos a nossa identidade. Nossa língua é o nosso melhor retrato, a nossa pátria mais profunda.

No Brasil a língua portuguesa atingiu um alto grau de mistura e invenção, no Brasil vive a grande maioria dos seus falantes, gente que ajuda a conduzir pelo planeta o destino desse nosso antigo e belo idioma materno.

Estação da Luz - Museu da Língua Portuguesa - São Paulo - Brasil

O Museu da Língua Portuguesa está localizado no histórico edifício da Estação da Luz em São Paulo, para chegar até lá, a maneira mais fácil é utilizar o metrô e descer na estação da Luz que fica na linha azul, ao chegar a esta estação basta seguir as placas que o levarão até o museu. A entrada custa R$6,00 (Novembro/2011).

No comments: