My dream is having all this map painted in red

Saturday 17 December 2011

Meia-noite em Paris


"Paris in the morning is beautiful, Paris in the afternoon is charming, Paris in the evening is enchanting. But Paris after midnight, is magic."

Recentemente tive a oportunidade de ver este filme num voo de Lisboa para São Paulo e simplesmente adorei. Adoro Paris, sou um amante da capital francesa e neste filme além de cenário, ela é quase parte do elenco.

Gil e Inez (Owen Wilson e Rachel McAdams), um casal americano, estão noivos e de visita a Paris. De casamento marcado, eles têm ainda algumas dificuldades em acertar detalhes no que diz respeito à vida em comum. Ele é um argumentista de Hollywood com "síndrome da Idade de Ouro" que sonha viver em Paris e escrever o romance da sua vida seguindo os parâmetros dos grandes escritores da história da literatura. Já ela é uma mulher pragmática que aspira a uma vida estável e luxuosa nos EUA.

Uma noite, embriagado pela beleza da cidade (e algum vinho), Gil perde-se na cidade e vive a mais extraordinária experiência da sua vida num encontro com personagens que ele julgava existir apenas nos livros e que o farão reformular toda a sua existência.

Dirigido por nada mais nada menos que Woody Allen, que assim como fez em “Vicky Cristina Barcelona”, tira partido da beleza das locações, mostrando uma Paris de filme publicitário de turismo, para deleite dos espectadores, que se deslumbram com os ângulos mais espetaculares da capital francesa.

O filme definitivamente entrou para a minha lista de favoritos, sem dúvida um filme para se ter em casa e ver e rever várias vezes, afinal, Paris pela manhã e linda, Paris à tarde é charmosa, Paris à noite é encantadora. Mas Paris depois da meia-noite, é mágica.

No comments: