My dream is having all this map painted in red

Sunday 20 January 2013

Copenhague – Bicicletas

Copenhague - Dinamarca

Copenhague é uma ótima cidade para ser conhecida de bicicleta. A maioria das suas ruas possuem ciclovias, e mais importante do que isso, os motoristas tendem a respeitar os ciclistas, coisa de primeiro mundo.

É possível ainda levar a sua bike no metrô (exceto nas horas de rush durante a semana), há definitivamente uma cultura do uso das bicicletas para se locomover na cidade, muita gente vai trabalhar ou para a escola de bicicleta. A topografia da cidade ajuda, e muito, Copenhague é quase toda plana.

Copenhague - Dinamarca

Toda a cidade pode ser acessada por bicicleta, exceto por algumas ruas que são exclusivas dos pedestres como por exemplo Strøget. É ainda possível comprar em quiosques mapas voltados para ciclistas, abrangendo toda a grande Copenhague.

Basicamente, quase todo morador de Copenhague possui a sua própria bicicleta, entretanto, existem também disponíveis por toda a cidade bicicletas públicas, que podem ser tomadas emprestadas gratuitamente por moradores e visitantes. Há mais de 1000 bicicletas a disposição de todos no período de Maio a Dezembro.

Copenhague - Dinamarca

Estas bicicletas de uso público podem não ser ideais para percorrer grandes distâncias mas são ótimas para se locomover pela cidade. Elas podem ser encontradas em mais de 100 pontos espalhados pela capital dinamarquesa. Para usá-las é preciso um depósito de uma moeda de 20kr para que que a mesma seja destravada, depois só é preciso retorná-la em qualquer um dos pontos e ter a sua moeda de volta.

Simples, não???
Viva a organização dos países escandinavos!!!

No comments: