My dream is having all this map painted in red

Sunday 31 March 2013

Turquia

Bandeira da Turquia

Tenho demorado cada vez mais tempo para escrever sobre os meus destinos visitados neste blog, não que os destinos atuais sejam menos interessantes, a cada viagem que faço vejo quão diverso é este nosso mundo e constato que ele está cheio de pessoas amáveis e interessantes para se conhecer.

A Turquia marca um grande momento em minha vida, o meu 25º país visitado foi uma experiência inigualável, tudo o que vivi e vi naquele país ficará para sempre guardado na minha memória. Uma cultura distinta, rica, um povo gentil e hospitaleiro que fizeram desta viagem uma das mas enriquecedoras e divertidas da minha vida.

Geograficamente falando o país é rodeado por vizinhos com os quais a Turquia possui problemas históricos, como a Grécia, Bulgária, Irã, Armênia, Síria, Geórgia, Chipre e Iraque. No mundo político, o país a muitos anos tenta sem sucesso fazer parte da União Europeia mas ainda há muitos obstáculos econômicos e culturais para que seja aceite na união.

O meu primeiro contato com o mundo muçulmano foi no Marrocos, não sou religioso, pelo contrário, mas desde então fiquei fascinado com seus rituais e sua cultura. Na Turquia entretanto, tive a oportunidade de ver um país com uma visão mais soft do islão, os turcos fazem uma interpretação mais liberal do livro sagrado dos muçulmanos e fazem deste país um lugar ainda mais interessante para ser conhecido.

É interessante andar pelas ruas da sua capital Istambul e ver lado a lado mulheres de mini-saia com lindas pernas a mostra lado a lado com mulheres a usarem burca. Há uma dicotomia fascinante a pairar sobre Istambul, o velho e o novo, o tradicional e o moderno, o sagrado e o profano fazem desta cidade e da Turquia como um todo um lugar onde é impossível o visitante ficar indiferente a diversidade humana e a beleza destas diferenças. Na minha opinião talvez seja isso que nos faça humanos.

No comments: