My dream is having all this map painted in red

Saturday 4 May 2013

Atatürk

 

ataturk3

É impossível viajar pela Turquia e não ver e ouvir este nome, o principal aeroporto do país leva o seu nome, você irá ver fotos, estátuas, bandeiras, adesivos e nomes de rua com seu nome. Mas afinal, quem é Atatürk? O que ele significa para os turcos?

Atatürk foi o primeiro presidente e fundador da República da Turquia. Antes dele a Turquia era um país que ainda trazia a base do império otomano-muçulmano nas leis e tudo mais. Era praticamente um estado teocrático assim como a maioria dos países árabes hoje, uma combinação que a meu ver tem tudo para dar errado, religião e política, e ainda haviam os sultões e califas que tinham poder ilimitado.

Atatürk simplesmente acabou com o poder dos califas e sultões, criou o novo Estado da Turquia e as novas leis baseadas em leis modernas. Ele separou o estado da religião, fazendo da Turquia o único país muçulmano em que as leis que regem o país não são inspiradas no Islam. O sistema legal da Turquia é baseado no direito romano graças a ele. Graças a ele também as mulheres turcas não precisam obrigatoriamente usar véus, podem ir à universidade e tem na teoria os mesmos direitos dos homens, na prática não é bem assim, mas tal acontece mais por razões culturais.

O cara se meteu até nas letras e resolveu abolir o alfabeto árabe e fez com que a população passasse a usar o alfabeto latino, mas moderno, principalmente aos olhos do mundo ocidental, um ato controverso a meu ver, pois isso fez com que o passado da Turquia ficasse inacessível ao cidadão comum, pois poucos tinham a oportunidade de aprender a antiga escrita.

Atatürk na verdade é o seu sobrenome, o seu nome era Mustafá Kemal, mas Kemal foi um nome dado pelo seu professor e significa “perfeição”, os turcos tem as vezes por hábito depois de uma certa idade mudar de nome. Antes de Atatürk para vocês terem uma ideia, os turcos não tinham sobrenome.

Atatürk mudou tudo, o sistema penal, a organização militar, o sistema educacional e fez com que os turcos criassem sobrenomes para suas famílias. Isso por volta de 1930, e ele mesmo resolveu que seu sobrenome seria Atatürk, que significa Pai dos Turcos. Ok, o cara não era nada modesto, mas temos que admitir que ele fez muita coisa para um homem só, mudar um país tão drasticamente como ele fez não deve ter sido tarefa fácil e é por isso que acabei por me interessar e por saber cada vez mais a respeito deste turco.

Pode ter faltado humildade da parte dele na criação do seu sobrenome mas a realidade é que ele é realmente considerado o pai da nação turca, os turcos o idolatram, e não é por menos, sem ele a Turquia seria dividida em um monte de pequenos países teocráticos, pobres e injustos.

No comments: