My dream is having all this map painted in red

Saturday 4 May 2013

Istambul: Aeroporto Atatürk

Aeroporto Ataturk - Istambul - Turquia

A maioria dos voos chegam a Turquia através do Aeroporto Atatürk, localizado 20 km a oeste do centro de Istambul. A partir do aeroporto há várias maneiras de chegar ao centro da cidade, você pode apanhar um taxi que te custará em torno de 40 a 50 liras turcas (dependendo do trânsito) até a Praça Taksim, esta é a maneira mais cômoda, mas também a mais cara, com o benefício de poder te deixar na porta do seu hostel/hotel.

Outra opção e pela qual pessoalmente optei são os ônibus/autocarros expressos da empresa Havatas que partem a cada meia hora entre as 04:00hs e 00:00hs para a Praça Taksim com o custo de 10 liras turcas. Esta opção é especialmente interessante se seu hotel/hostel está próximo desta praça.

Bilhete de ônibus Havatas

Há ainda o metrô, que funciona das 06:00hs até 00:00hs, na verdade a estação fica a 10 minutos de caminhada do aeroporto e te levará diretamente até ao Terminal Rodoviário (Otogar), com possibilidade de transferência para outros meios de transporte como o bonde/elétrico e outras inúmeras áreas de Istambul. Esta opção é especialmente atraente se seu hotel/hostel fica na parte antiga da cidade, chamada Sultanahmet. O custo da viagem é de 3 liras turcas.

Cidadãos brasileiros que pretendem visitar a Turquia à turismo, graças a um acordo bilateral entre os governos, ficam isentos de obter visto, e poderão permanecer por um período de até 90 dias, renováveis desde que a permanência total não exceda a 180 dias por ano.

Aeroporto Ataturk - Istambul - Turquia

Cidadãos portugueses necessitam de visto para entrar na Turquia, entretanto o visto pode ser obtido no próprio aeroporto, apresentando passaporte válido por no mínimo 6 meses e pagando uma taxa de 15€.

Obs: Os valores mencionados neste post são referente a Fevereiro/2013.

No comments: