My dream is having all this map painted in red

Sunday 2 June 2013

Pamukkale

Pamukkale - Turquia

Cálcio não é bom só para os ossos. Muitos dos clientes habituais do spa da cidade de Pamukkale acreditam que o cálcio também faz maravilhas para os músculos e ligamentos. Pamukkale em turco significa “Castelo de Algodão”, esta vila turca fica a 19 quilômetros de Denizli e construiu ao longo do século uma reputação de propriedades regenerativas nas suas águas ricas em cálcio.

Pamukkale - Turquia

As formações únicas de travertino (bicarbonato de cálcio) formam ondas, piscinas e estalactites que cobrem a montanha com uma mancha branca e foram criadas pelas águas quentes e ricas em minerais que dela brotam e que escorrem pelas cascatas do penhasco depositando seu cálcio.

Pamukkale - Turquia

Pamukkale é sem dúvida um lugar único, diferente de tudo o que já tenha visto e agora é também patrimônio mundial da Unesco. Entretanto, muito antes da Unesco, os romanos já haviam reconhecido o apelo do lugar e construíram uma grande cidade spa, chamada Hierapolis, para aproveitar os poderes curativos destas águas.

Pamukkale - Turquia

O turismo descontrolado nas décadas de 1980 e 1990 tiveram efeitos nefastos na paisagem, com hotéis sendo construídos sobre os travertinos e drenando suas águas, deixando-os secos e sujos. Em uma tentativa drástica de preservar o lugar, todos os hotéis foram demolidos e os visitantes desde então estão proibidos de nadar nestas piscinas, entretanto o curso de água continua baixo e especula-se que os reais culpados são as piscinas construídas na vila de Pamukkale que fica próxima a este monte.

Pamukkale - Turquia

Pamukkale possui hotéis e pensões charmosas e apesar do vai-e-vem dos ônibus e vans cheias de turistas, é um ótimo lugar para experimentar um pouco da vida de vilarejo na Turquia. Este é sem dúvida um dos grandes destinos turísticos do país, além de oferecer uma experiência única ao visitar um lugar ao mesmo tempo tão belo e tão frágil. Recomendo!!!

No comments: