My dream is having all this map painted in red

Sunday, 2 June 2013

Capadócia

Capadócia - Turquia

A primeira vista a Capadócia é estranha, uma sucessão de formações surreais que se erguem abruptamente a 40, 50 metros de altura, planícies emolduradas por rochas avermelhadas, vales ondulados que se estendem até onde a vista alcança. Um cenário digno da superfície de um planeta inóspito e não foi por acaso que George Lucas escolheu este lugar para rodar cenas para o filme “Guerra nas Estrelas”.

Capadócia - Turquia

Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada". Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas, dezenas delas, cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos. E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã.

Capadócia - Turquia

A cerca de 700 km de Istambul, a região que tem em Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos suas mais importantes cidades é um dos principais destinos turísticos do país e um de seus pedaços de história mais rica. Capital do império hitita até 1.100 a.C., a importante Província do Império Romano, com direito à menção na Bíblia, é terra de São Jorge (Salve Jorge!), curiosamente, um desconhecido entre os habitantes locais, que pasmam ao saber que o santo é um dos mais venerados no Brasil. A única representação de São Jorge está na capela de Santa Catarina, uma das dezenas que compõem o Museu a Céu Aberto de Göreme, aliás, uma das principais atrações capadócias.

Capadócia - Turquia

A cerca de 1 km de Göreme, em uma colina, espalham-se dezenas de monastérios, capelas e igrejinhas do período bizantino, todas talhadas na rocha, algumas com menos de 5 m2, outras mais extensas. A maioria traz afrescos em suas "paredes", mas boa parte das obras não passou incólume pelo Período Iconoclasta.

Capadócia - Turquia

Essa quase-simbiose local entre homem e pedra acontece por conta do tipo de rocha dominante na região, de origem vulcânica e textura areada, muito suscetível à erosão. A natureza única também fez a região popular entre os adeptos do balonismo e das caminhadas, que podem passear entre seus vales verdes (apesar da aparência árida, o solo capadócio é bastante fértil). Atenção apenas para as temperaturas: elas costumam ser cerca de 10ºC abaixo das de Istambul na maior parte do ano.

Capadócia - Turquia

Por volta do século III, São Jorge teria nascido ali num tempo em que, discriminados, cristãos fugiam dos romanos na Terra Santa para ir morar em refúgios subterrâneos na Capadócia. Em locais como o vale do Göreme, no chamado museu a céu aberto (que é patrimônio tombado pela Unesco), há capelinhas ortodoxas escavadas na pedra que datam dos séculos IX ao XII e abrigam pinturas sacras. Algumas até retratam São Jorge, a cavalo, em luta com o que parece ser uma serpente gigantesca, e não um dragão.

Capadócia - Turquia

Um dos significados de Capadócia é Katpatuka, que significa 'terra dos cavalos bonitos' em hitita. Supõe-se que há 30 milhões de anos o vulcão de Erciyes cobriu de lava uma área de 20.000 km 2. Nos milênios seguintes, a erosão fluvial e eólica desgastou o terreno e, de acordo com a dureza das camadas geológicas, esculpiu as chaminés das fadas.

Capadócia - Turquia

Já no início da era cristã, comunidades religiosas chegaram à região e, como se estivessem fugindo dos árabes muçulmanos, batizaram-na de Göreme, termo que significava "aqui você não pode me ver." Entre eles, o próprio São Paulo, figura chave da Igreja Católica, pode ter orado nessas igrejas rupestres cobertas de afrescos que maravilham os viajantes.

Capadócia - Turquia

É mais ou menos isso a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científica.

Post a Comment