My dream is having all this map painted in red

Saturday 1 June 2013

Istambul – Onde o exótico e o moderno se encontram

Istambul - Turquia

Istambul é a maior cidade da Turquia. Mesmo não sendo a sua capital política, com certeza podemos denomina-la de capital cultural e econômica. Em 2010 a cidade recebeu o título de Capital Europeia da Cultura. Esta também foi capital de muitos impérios na antiguidade como o Romano, Bizantino, Latino e Otomano. Destas fusões nasceu uma Istambul mística, repleta de Mesquitas Islâmicas, Sinagogas Judaicas e Igrejas Bizantinas, todas lado a lado.

Istambul - Turquia

Istambul impressiona pela diversidade co-habitando harmonicamente. Se de um lado você pode observar mulheres de burca ou com lenços cobrindo os cabelos. Por outro lado, pode apreciar jovens de mini-saias e decote fazendo uma fusão entre o moderno e o tradicional. O mesmo observa-se na arquitetura composta por ruínas da antiga Constantinopla e do Império Romano. os palácios sumptuosos se encontram entre construções contemporâneas.

Istambul - Turquia

A cidade é um verdadeiro caos divino, pulsante, iluminada, barulhenta e populosa. O povo turco é hospitaleiro e a sua alegria contagia e em alguns aspectos, pode-se comparar ao Brasileiro com a sua informalidade e com tino comercial. Lá tudo se vende. Contudo, é importante estar bem informado sobre a cidade antes de viajar. Fora dos lugares turísticos será difícil encontrar alguém que fale outra língua senão o turco. Dirigir na cidade pode ser uma experiência inesquecível, mas confusa e por vezes estressante, além do que as placas de sinalização são em turco. Pelo centro da cidade os transportes públicos fazem bem a sua função e não se necessita de carro.

Istambul - Turquia

Uma das impressões mais marcantes em Istambul são os cheiros, para mim parece um mix de café, amêndoas e curry (caril), simplesmente fantástico. Nesta temática, paradas obrigatórias são o Grande Bazar, dizem que é o maior mercado coberto do mundo, parece um labirinto de ruas, com mais de quatro mil lojas, cobertas por uma imensidão de produtos, desde especiarias e souvenir aos tradicionais candeeiros de vidro e louças tipicamente pintadas, passando por joias. No Bazar Egípcio, também conhecido como Bazar das Especiarias, basicamente se vende especiarias e os famosos doces turcos. Uma mistura de melaço com frutos secos. O Bazar Egípcio não é tão turístico quanto o Grande Bazar e por isso pode-se encontrar melhores preços e um ambiente mais tranquilo.

Istambul - Turquia

Em Istambul não há preços afixados, é preciso “pechinchar”, e negociar é algo que os vendedores fazem com prazer. Se notarem que é brasileiro não será difícil ouvir um “obrigado” e falarem que são ídolos do jogador “Alex” o brasileiro mais famoso na Turquia. Trata-se de um país apaixonado por futebol. Os principais times de futebol que disputam as discussões na rua são o Fenerbahce e o Galatasaray. Eles são tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros e uma das situações cômicas que pode acontecer é você perguntar a um grupo de pessoas qual é o melhor.

Istambul - Turquia

Geograficamente Istambul está dividida em dois continentes, Europa e Ásia, mas é no lado Europeu que podemos encontrar os principais monumentos da cidade. Mas no lado asiático vale um passeio por um bairro chamado Moda e além disso é com um passeio na orla que para se ter uma bela vista do Bósforo para o lado ocidental.

Istambul - Turquia

Dos monumentos históricos sem dúvida, um dos mais deslumbrantes é a Mesquita Azul que tem este nome devido aos azulejos azuis do seu interior. É estonteante e nada próximo do que conhecemos na nossa cultura ocidental a beleza do lugar. A Hagia Sofia é o cartão postal da cidade, foi uma igreja do Império Bizantino, depois mesquita dos Otomanos, influenciada pelas culturas islâmicas e cristãs. Foi construída no século V. Outra, das principais das dezenas de mesquitas espalhadas na cidade é a Suleymaniye Camii. Considerada como uma das mais importantes construções sacrais da cidade e foi construída aos comandos do sultão Suleyman.

Istambul - Turquia

Outro monumento imponente é o Palácio Topkapi, que por muitos anos foi a sede e local de moradia do sultão, além de harém e casa do tesouro. Foi construído em 1453 pelo sultão Mehmet II. São diversos edifícios com arte otomana. No harém os sultões eram acompanhados de centenas de mulheres. Algumas criadas, mas em grande parte suas mulheres. No harém chegaram a viver cerca de 1000 mulheres, sendo cerca de 500 criadas e 500 esposas ou pretendentes. Desde 1923 um museu está disponível dentro deste palácio com peças históricas como louça, armas, prataria e joias e ainda um dos mais antigos exemplares do Corão.

Istambul - Turquia

A cidade conta ainda com a torre Galata que fica no centro da cidade, no lado ocidental, foi construída em 1348, tem 62 metros de altura e possibilita aos visitantes uma vista fantástica da cidade. Além de visitar a riqueza histórica e presenciar a diversidade cultural da cidade, vale a pena sentar em um dos muitos terraços e apreciar um bom chá turco com torrões de açúcar e caso goste pode-se ainda fumar Narguilé. Não deixe de experimentar o café turco, e quem sabe você tem a sorte de alguém ler na borrado café o seu futuro. Istambul é assim, rica em sabores, cores e essências, de espírito e sentidos abertos a experiência que essa cidade proporciona é inesquecível e certamente tem um gostinho de quero mais.

No comments: