My dream is having all this map painted in red

Sunday 19 May 2013

Istambul: Mesquita Azul

A Mesquita Azul é uma mesquita otomana de Istambul, foi construída entre 1609 e 1616 sendo a única mesquita de Istambul que possui 6 minaretes, sendo mais um dos pontos de visita obrigatória para quem vem conhecer a capital turca.

A Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. Os imperadores Bizantinos construíram um grande palácio onde se encontra hoje a Mesquita Azul. Em 1606 o sultão Ahmed I quis construir uma mesquita maior, mais imponente e mais bonita do que a Igreja de Santa Sofia.

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluem: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas (o Bazar Arasta), cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.

A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens. Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.

Sua beleza exterior é fenomenal, é fácil ficar hipnotizado a contemplá-la. Para mim era inevitável sentar em um dos muitos bancos do jardim que envolve esta mesquita, e observar cada detalhe desta magnífica construção enquanto saboreava um kebab. A noite, iluminada, sua beleza e opulência é ainda mais evidente, fazendo de Istambul uma das cidades mais bonitas que já visitei.

No comments: