My dream is having all this map painted in red

Saturday, 18 May 2013

Istambul: Basílica de Santa Sofia

Santa Sofia - Istambul - Turquia

A Basílica de Santa Sofia, também conhecida por Hagia Sophia é um edifício imponente construído entre 532 e 537 durante o Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul na Turquia) e faz parte dos pontos a serem visitados por qualquer pessoa que venha a Istambul. O edifício já teve várias funções na sua milenar história, já foi uma catedral católica, uma mesquita e atualmente funciona como museu. O edifício é famoso pela sua enorme cúpula e é tido como tendo mudado a história da arquitetura. Esta catedral foi considerada a maior do mundo até 1520, quando foi construída a catedral de Sevilha.

Santa Sofia - Istambul - Turquia

Em 1453, Constantinopla foi conquistada pelo Império Otomano sob o sultão Mehmed II, que subsequentemente ordenou que o edifício fosse convertido numa mesquita. Os sinos, o altar, a iconostasis e os vasos sagrados foram removidos e diversos mosaicos foram cobertos por emplastro. Diversas características islâmicas, como o mihrab, o minbar e os quatro minaretes, foram adicionados durante esse período. Ela permaneceu como mesquita até 1931, quando Atatürk ordenou que ela fosse secularizada. Ela permaneceu fechada ao público por quatro anos e reabriu em 1935 já como um museu da recém-criada República da Turquia.

Santa Sofia - Istambul - Turquia

Não obstante, os mosaicos coloridos remanesceram emplastrados na maior parte, e o edifício deteriorou-se. Uma missão da UNESCO em 1993 notou queda do emplastro, revestimentos de mármore sujos, janelas quebradas, pinturas decorativas danificadas pela umidade e falta de manutenção. Desde então a limpeza e a restauração têm sido empreendidas. Os excepcionais mosaicos do assoalho e da parede que estavam cimentados desde 1453 agora são escavados gradualmente.

Santa Sofia - Istambul - Turquia

Por quase 500 anos, a principal mesquita de Istambul, Santa Sofia serviu como modelo para diversas mesquitas otomanas, principalmente a chamada Mesquita Azul, que fica em frente a Santa Sofia, a Mesquita Şehzade, a Mesquita Süleymaniye, a Mesquita de Rüstem Pasha e a Mesquita de Kılıç Ali Paşa.

Santa Sofia - Istambul - Turquia

Santa Sofia é um dos grandes exemplos ainda existentes da arquitetura bizantina. Seu interior, decorado com pilares de mármore e mosaicos é de grande valor artístico. O próprio imperador Justiniano supervisionou a finalização da maior catedral já construída na época. Ela foi a maior conquista arquitetônica da antiguidade tardia e sua influência se espalhou pelo mundo ortodoxo, católico e islâmico. As maiores colunas são de granito, com entre 19 e 20 metros de altura e pelo menos 1,5 metros de diâmetro, tendo a maior mais de 70 toneladas. Por ordens do imperador, oito colunas coríntias foram desmontadas em Baalbek, no Líbano, e enviadas para Constantinopla para a construção de Santa Sofia. Impressionante, não???

Santa Sofia - Istambul - Turquia
Post a Comment