My dream is having all this map painted in red

Saturday 18 May 2013

Turquia: Hamams (Banhos Turcos)

Hamam - Istambul - Turquia

Uma visita a um hamam é definitivamente uma grande maneira de ter uma experiência genuinamente turca. De maneira geral os hamams estão localizados em belos prédios históricos, que oferecem salas separadas para homens e mulheres e que combinam elementos dos banhos romanos e bizantinos .

Os hamams também são conhecidos como Banhos Turcos, um termo entretanto cunhado pelos europeus, que em certo momento foram introduzidos aos prazeres do vapor pelos Otomanos.

Ao entrar num destes estabelecimentos o visitante é encaminhado para uma cabine privativa onde deverá se despir e enrolar uma toalha na cintura. Em seguida será encaminhado para uma sala onde haverá uma grande pedra de mármore quente suspensa, onde você deverá se deitar e relaxar, junto de muitas outras pessoas. A ideia aqui é transpirar e eliminar as impurezas do corpo enquanto socializa com os outros visitantes, há pessoas a falarem sobre o último jogo do Galatasaray ou das últimas medidas tomas pelo governo turco.

Hamam - Istambul - Turquia

O próximo passo, a esfoliação, é o mais constrangedor para um ocidental não habituado a este tipo de experiência. Um homem (clientes do sexo feminino recebem tratamento por mulheres), também vestindo somente uma toalha (as vezes nem isso), irá te ensaboar, em seguida, ele vestirá uma luva áspera e esfregará todo o seu corpo de forma nada delicada.

A última etapa é uma massagem, deitado também numa pedra de mármore, o seu massagista irá dobrar o seu corpo em posições que você nunca imaginou conseguir estar. No final de todo o processo, o mundo e o seu corpo nunca mais serão os mesmos, e você terá tido uma experiência secular turca.

Os preços variam de hamam para hamam, mas em geral o tratamento de esfoliação e massagem gira em torno de 40 a 50 liras turcas. Prefira os hamams que são usados pelos turcos no seu dia-a-dia e evite os estabelecimentos criados essencialmente para atender turistas, mais caros e que não oferecem uma experiência tão tradicional.

No comments: