My dream is having all this map painted in red

Saturday 18 May 2013

Turquia: Islã

Regras para vista a uma mesquita em Istambul

De maneira geral o Islã possui uma presença moderada na Turquia. Em Istambul e na parte mais ocidental do país há tantas mesquitas quanto bares e por vezes é fácil esquecer que estamos visitando um país muçulmano.

É entretanto preciso tomar cuidado com alguns comportamentos durante o Ramadã, o mês sagrado, onde os muçulmanos jejuam entre o amanhecer e o entardecer. O Ramadã a cada ano acontece num mês diferente. Nesta ocasião convém o visitante não comer, beber ou fumar em público, além disso, não se vista de maneira provocativa já que eles também precisam abdicar-se de sexo neste período.

Para muitos viajantes a Turquia pode ser a primeira experiência num país muçulmano. Na verdade o Islã possui muitas coisas em comum com o Cristianismo e Judaísmo. Assim como os cristãos, muçulmanos acreditam que Alá (Deus) criou o mundo e tudo mais, de acordo com os contos bíblicos. Eles também reverenciam Noé, Abraão, Moisés e Jesus como profetas embora eles não acreditem que Jesus era divino.

Onde o Islã se difere do Cristianismo e Judaísmo é na crença que o Islã é a “perfeição” das antigas tradições. Embora Moisés e Jesus terem sido profetas, Mohamed foi o mais importante e a quem Alá comunicou a sua última revelação.

O Islã diversificou-se em muitas versões desde o tempo de Mohamed, entretanto, os cinco pilares do Islã: a profecia da fé, preces diárias, generosidade, o jejum no mês do Ramadã e peregrinar a Meca são partilhados por todo o mundo muçulmano.

O Islã é a religião mais seguida na Turquia, embora muitos turcos tenham uma postura relaxada em relação as práticas de sua religião. O fato de jejuarem durante o Ramadã é em geral seguido e os dias santos do Islã são tratados com muito respeito, mas para muitos o dia sagrado, que para eles é a sexta-feira, são as únicas vezes em que visitam as mesquitas.

Caso você já tenha passado por outros países muçulmanos com regras mais restritas você achará as práticas do Islã na Turquia bastante diferentes e moderadas.

Como visitante, recomendo que tenha atenção com as roupas que veste. As mulheres em especial, devem observar o que as locais costumam usar. Pelas ruas de Istambul você verá tops e jeans ajustados ao corpo, mas decotes e saias curtas só são naturalmente aceites em clubes noturnos. As mulheres devem ainda trazer um xale para cobrir a cabeça durante as visitas as mesquitas. Nas ruas não é necessário usar um lenço na cabeça mas caso for visitar a parte mais oriental do Turquia, como a região da Anatólia, mangas longas e calças folgadas irão chamar menos atenção. Nestas regiões é importante lembrar que as mulheres tem uma vida muito restrita as suas casas, assim sendo, ali não é o lugar ideal para que você pratique o seus conhecimentos em idioma turco, mesmo um sorriso ou uma rápida troca de olhares com um homem, pode soar-lhes como um convite. Ao lidar com homens nestas regiões as mulheres devem ter uma postura formal e educada, não seja amigável.

Também há um dresscode para os homens, de maneira geral shorts, camisetas justas ou sem mangas não são bem vistas. A regra para os homens é serem discretos, eu sei que você pode se matar na academia para conseguir um corpo malhado, mas na Turquia contenha-se na sua necessidade de exibir a sua boa forma física em público.

No comments: