My dream is having all this map painted in red

Tuesday 17 July 2007

20 horas num ônibus entre Buenos Aires e Bariloche


Deixei Buenos Aires as 14:00hs de segunda-feira (16/07/2007) num ônibus da empresa ViaBariloche. O ônibus é muito confortavel, com direito a servico de bordo, balas, música, travesseiro e cobertor. Nao conheco uma palavra em português para esses comissários de ônibus, mas aqui eles os chamam de rodomozo(a).

Estou espantado com o bom serviço da empresa rodaviária, são 15:00hs e um café bem quente foi servido. Eu que nem gosto tanto assim de café acabei por aceitar para esquentar. Colocaram um filme para nos entreter, "Deja Vu", o ônibus oferece fones de ouvido individuais com dois canais de som, um para o filme e outro com rádio. Até agora tudo perfeito.

São 17:30hs, depois de um cochilo acordo com o rodomozo servindo um lanche. Ainda estamos na região dos pampas argentinos. A paisagem vista pela janela do ônibus é belissima. Uma planicie que se perde de vista com uma vegetação rasteira. Lindas fazendas também fazem parte da paisagem com criações de gado bovino e ovelhas. Agora depois do lanche mais um filme "The Cleaner".

Agora são 20:00hs. A noite definitivamente caiu. Uma noite bem fria por sinal mas estou bem aquecido aqui no ônibus. Colocaram um outro filme com explicações das atrações desta região da Argentina, em seguida um video institucional da empresa de ônibus e agora um video com uma sequência de video-clips musicais onde o titulo do DVD é "Baladitas Del Corazon" :-)

Eles realmente tentam de tudo para que os passageiros nao sintam as 20 horas de viagem entre Buenos Aires e Bariloche.

Agora são 21:00hs. Hora do jantar. Sim! Jantar! Com direito a uma salada como entrada, em seguida um prato quente (frango)  acompanhado de uma taça de vinho argentino, claro, e como sobremesa mousse de chocolate. Acho que a escolha desse trecho da viagem via terrestre foi uma decisão acertada e uma pechincha.

São 22:00hs. O rodomozo :-) fechou todas as cortinas do ônibus, apagou todas as luzes e dalhe mais um filme, uma produção Argentina desta vez, "Una Estela e Dos Cafes".

Sao 23:30hs. Fim do filme (muito bom por sinal) e agora eles se superaram. Os passageiros podiam escolher entre whisk e champagne para finalizar a noite. Definitivamente as empresas de ônibus brasileiras deveriam conhecer as empresas argentinas. Nunca vi nada parecido no Brasil.

Pelo caminho esporadicamente passamos por alguma pequena cidade argentina. Sinto uma sensação de liberdade muito grande, sozinho num ônibus, cruzando a Argentina, o estilo de vida que definitivamente me atrai.

Estou conhecendo um pouco mais da América do Sul, nós brasileiros costumamos renegar nossas origens latinas e exaltar tudo o que é europeu ou americano. Isto é uma pena pois deixamos de conhecer coisas maravilhosas que estao próximas da gente.

São 08:00hs da manhã. Café da manha servido. Ao amanhecer a paisagem havia mudado completamente. Ficaram para trás as planicies argentinas para dar lugar a uma região montanhosa, com predominância do branco da neve. Uma das paisagens mais belas que já vi.

São 09:30hs da manhã e acabo de chegar a Bariloche. O frio é de congelar mas a beleza da cidade me aquece e faz esquecer o frio.

A cidade fica entre várias montanhas cobertas de neve dando um clima de Suiça ao lugar.

Definitivamente a Argetina me surpreende a cada momento.

36 comments:

Unknown said...

Aproveita ai Neimar!!
Tem chocolate que lembra suiço ai também??
ffffffff

Unknown said...

Desse jeito vc está fazendo eu ficar com vontade de visitar a argentina tb... mas no verão. ahahahahhaahah

Quem sabe talvez Bariloche.

Ate,

Marilene said...

Nei, acho q vc vai estranhar um pouquinho qndo pegar o ônibus SP/CAPITÓLIO!!!!

Anonymous said...

Boa Neimar!!

Muito obrigado pelas informações!

Um dia vou nesta da minha vez de viajar!

Abraços, e excelente relato da viagem!
Pablo

Unknown said...

Além da Via Bariloche sabe se existe outras empresas que fazem o trajeto BuenosAires-Bariloche?

Unknown said...

Uma outra opção é a Crucero del Norte.
http://www.crucerodelnorte.com.ar

Mas já me disseram que a Via Bariloche presta um serviço melhor.

Obrigado pelo comentário aqui no blog.

Unknown said...

Eu ja estava meio desanimado com a ideia de viajar de onibus 1.700 km entre essas duas cidades!!!! mas depois dessa descricao ate me animei hehe
valeu neimar
abrassss

Unknown said...

Olá Fábio!
Obrigado pelo comentário.
A viagem apesar de longa é tranquila e os ônibus são muito bons, pelo menos no que eu fui o serviço era perfeito.
Espero que curta bastante sua viagem pela Argentina.

Unknown said...

Olá Neimar, em Agosto vou fazer uma viagem dessas e gostaria de maiores informações. Se puder favor anotar meu email fabiana_lubrano@hotmail.com.

Obrigada.

Unknown said...

Oi meu nome é Thálytta gostaria de saber a média do preço das passagens de buenos aires para bariloche, nina_tem@hotmail.com

Unknown said...

Thálitta:
Pelo que pude ver no site da empresa ViaBariloche (http://www.viabariloche.com.ar) os preços variam entre 216 e 320 pesos argentinos, dependendo do tipo de ônibus.
Depois dá uma olhada no site da empresa que lá há todos os horários disponíveis e preços.

Glauce said...

Olá Neimar!

Se tinha alguma dúvida quanto a seguir para Bariloche de ônibus, ela realmente deixou de existir quando li os seus relatos! Farei esta viagem em julho e fiquei bastante entusiasmada em fazer este percurso. Obrigada pelas dicas e sucesso em seu blog!

Unknown said...

Olá Glauce!

Fico contente em saber que o meu relato motivou-a em fazer esta viagem. =)
Tenho certeza que não vai se arrepender.

Mel Moura said...

Oi, Neimar.
Me diga uma coisa: vc comprou sua passagem pela internet aqui do Brasil? Ou comprou na rodoviária de Buenos Aires mesmo?
Depois dessa descrição tô querendo comprar nesse momento minha passagem!

Unknown said...

Adorei seu relato!Eu farei essa viagem em agosto, adoro Buenos Aires e dessa vez vou a Bariloche!De ônibus!Obrigada pelas dicas!

Unknown said...

Olá Neimar,estou saindo aqui do rio de Janeiro dia 27/12 e retorno dia 13/01, reservei um albergue chamado Terrazas Estoril para minha chegada pois esta tudo lotado e depois estou aprtindo para Bariloche, sou mochileira também e pesquisando aqui o custo das passagens para Bariloche encontei o seu blog. Tem umas dicas boas...bem resumindo tudo, vamos as férias!!! E Viva La Vida!!!

Unknown said...

Olá Flávia!!!
Antes de tudo fico contente em saber que as dicas do blog lhe foram úteis. =)
Espero que aproveite muito sua viagem pela Argentina, é um país muito bonito. Assim como você está indo agora que é verão eu gostaria de voltar a Bariloche também nesta época para ver como é a cidade, no inverno é linda mas no verão deve ser muito bonita também.
Desejo-te uma ótima viagem!!!
Abraço!!!

Anonymous said...

Quanto é em média uma passagem de ônibus de Buenos Aires á Bariloche?!

Unknown said...

Estive a pesquisar no site da empresa Via Bariloche (Fevereiro/2011) e há diferentes preços para os diferentes tipos de ônibus, dependendo do grau de conforto que deseja. Os preços abaixo são em pesos argentinos:
463,00 (Semi Cama)
530,00 (Cama Economico)
540,00 (Cama Ejecutivo)
612,00 (Tutto Letto)

Unknown said...

Estou pensando em fazer esse trajeto em abril, mas ficarei só umas 2 noites em Bariloche e depois voltarei para Buenos Aires. Vi que a Crucero del Norte faz esse trajeto tb. Estou escolhendo mas estou preocupado apenas com o quesito alimentação (reconheço, sou chato pra comer). Que vc achou da comida do ônibus? É servida quente?

Unknown said...

Olá Christian!
O que posso comentar é a experiência que tive com a Via Bariloche.
No caso desta empresa, sim, a comida era servida quente.
Os ônibus argentinos funcionam mais ou menos como aquelas cozinhas dos aviões. Os pratos são pré-preparados e somente aquecidos antes de serem servidos.
No seu caso aconselharia a levar contigo umas bolachas ou biscoitos e algo para beber no caso de não gostar da comida servida no ônibus. Neste caso teria sempre algo para comer e não passaria fome já que a viagem dura algumas boas horas.
Espero ter ajuado!

Neimar

Diogo Jucá said...

Neymar, muito bom o seu blog. Obrigado por compartilhar essas informações que sempre nos são úteis. Como essa viajem feita em 2007 que até hoje tira muitas dúvidas. Valeu!

Unknown said...

Diogo:
Para mim é uma satisfação poder ajudar outras pessoas a viajar.
Se eu puder ajudar em alguma coisa estou a disposição.
Obrigado pelo comentário no meu blog.

Neimar

Ricardo campelo said...

Parabéns pelo Blog, Neimar. A gente acaba viajando um pouco com você...

Vou fazer este mesmo trecho em Junho. Estou pensando em deixar as passagens já reservadas pelo site da Viabariloche. Lá eles questionam em que local eu gostaria de retirar o bilhete. Acho que seria conveniente retirá-lo no mesmo local da partida. Você poderia me informar de onde parte o ônibus? Não consegui obter esta informação no site.

Desde já agradeço.

Unknown said...

Ricardo:
Antes de tudo obrigado por seu comentário no meu blog.

Tens razão, no meu caso eu parti do Terminal Retiro, dias antes da minha partida de Buenos Aires para Bariloche eu estive lá e retirei o meu bilhete que havia comprado por telefone e dias depois fiz a viagem.

Espero ter ajudado.
Desejo-te uma ótima viagem

ana said...

Adorei a matéria, fiquei mais animada que já estava. Eu e meu marido estamos pensando em ir de bus de BA para Bariloche, se puder de alguma dica de estalagem. em Bariloche, gostamos de coisa simples porém limpa e confortável. Valeu mesmo, também adoramos viajar assim como vc, já fomos de Crucero del Norte até o Chile. Ana

Unknown said...

Olá Ana!
Antes de tudo obrigado por ler o meu blog.
Em Bariloche eu recomendo o "1004 Penthouse". Um hostel bastante aconchegante onde fiquei durante a minha a Bariloche em 2007.
Tenho a certeza que irão gostar muito de Bariloche.
Desejo-vos uma ótima viagem.

Bruna e Augusto said...

Ola Neimar...
Queria saber quanto pagou de passagem no onibus via barilche. O valor que se encontra no site deles éem dolaresou peso..

Att,
Bruna e Augusto

Unknown said...

Bruna e Augusto:
Não me lembro o quanto paguei mas lembro-me que os preços do site são em pesos.
Muita gente faz confusão pois o símbolo que eles usam para a moeda deles é o $ e o dólar americano US$.
Boa viagem e aproveita bastante a Argentina, é um país muito bonito.

Juliana said...

Olá Neimar, achei muito legal o que escreveu, e por sinal acho que você escreve muito bem, de uma forma muito interativa...
Por favor, gostaria de saber se você saberia indicar o local mais fácil (acesso) para partir de Buenos Aires para Bariloche de onibus? Este valor do transporte que você mencionou nas respostas para o pessoal é o valor de ida e volta, ou somente ida??
Muito obrigada, e mais uma vez, parabéns!!

Unknown said...

Juliana,
Obrigado pelos elogios.
O acesso mais fácil para partir de Buenos Aires para Bariloche é através do Terminal Retiro na capital argentina.
Os preços mencionados era somente para ida. De qualquer maneira devem estar desatualizados.
Para informações mais actualizadas sobre preços recomendo que faça uma pesquisa no site da empresa Via Bariloche:
http://www.viabariloche.com.ar

Andre said...

Fala, Neimar! Vou com minha esposa para Buenos Aires e Bariloche em Agosto/2012. Você saberia dizer se comprando a passagem de onibus para Bariloche no mesmo dia é possivel conseguir algum desconto (tipo alguma companhia liquidando os ultimos lugares)? Achei os preços caros... 700 pesos o trecho. Obrigado pelo seu relato! Abraços. André

Unknown said...

Olá Andre!
Infelizmente não sei te responder, mas acho que este tipo de promoção não é habitual nos ônibus argentino. Além do mais Agosto é alta temporada em Bariloche, duvido que eles tenham dificuldades em vender bilhetes nesta altura do ano.

Rafaela Schlucat said...

Oi, Neimar! Teu post está sendo de grande ajuda pra mim, muito obrigada! Eu queria saber se esse luxo todo que você teve foi porque você viajou em uma categoria alta, ou se todos da via bariloche tem esse tratamento. Você viajou como, foi de tutto letto? Porque esse sai o preço de uma passagem de avião, não?

Unknown said...

Olá Rafaela!
Eu viajei num ônibus de categoria intermediária, não era nem o mais econômico, mas também não foi o mais luxuoso, já faz alguns anos mas se me recordo bem era um "cama económico".
Quando fui a diferença entre o bilhete de avião e de ônibus era bastante grande. Hoje em dia se a diferença for menor vale a pena ir de avião e evitar as 24 horas de viagem de ônibus.

MALUPIM said...

NEIMAR!

MUITO LEGAL SEU BLOG,
INFORMAÇÕES EXCELENTES! É AGORA OU NUNCA...
IREI PARA BSAS E BARILOCHE DIA 12 DE SET.
SERÁ QUE AINDA CONSIGO VER NEVE!!!
ABÇ, E SUCESSO!