My dream is having all this map painted in red

Sunday 29 July 2007

Considerações finais



Chegou ao fim mais um mochilão. Cheguei na manhã deste sábado ao aeroporto de Guarulhos, por incrivel que pareça não sofri atrasos no retorno, sai de Mendoza com direção a Buenos Aires, cruzei a cidade para trocar de aeroporto e chegar até o Ezeiza onde peguei um vôo para Porto Alegre e em seguida outro para São Paulo. Cheguei em Guarulhos à 01:25 da manhã de sábado e tarde assim da noite não há mais ônibus para São Paulo, então, eu, um mochileiro, tinha duas opções, pegar um taxi até em casa e ver morrer +ou- R$80,00 do meu orçamento ou esperar até as cinco da manhã para pegar um ônibus até o metrô Tatuapé pagando somente R$3,60. Claro que fiquei com a segunda opção, fiquei vagando por Guarulhos por três horas acompanhando vt's das competições do Pan Americano no Rio de Janeiro pelos telões espalhados pelo terminal, até que o tempo passou rápido.
Cheguei em casa e fiz o pouso mais suave de toda a viagem, aterrisei na minha cama e apaguei por algumas horas, na verdade, algumas boas horas.
Mas agora quero fazer um balanço da viagem. A Argentina foi uma experiência única na minha vida, conheci lugares fantasticos, paisagens incriveis, dignas de cinema e conheci muita gente pelo caminho, gente do mundo todo.
Volto desta viagem entendendo um pouco mais o povo Argentino, o que a gente chama de arrogância da parte deles, na verdade é um extremo orgulho que eles têm de sua cultura, origens, dança, língua e tudo mais. Me surpreende o patriotismo do povo Argentino mesmo após crises econômicas e políticas eles amam o seu país. Descobri também que essa estoria de que eles não gostam de brasileiros é papo furado, esse clima de hostilidade é muito mais da nossa parte do que da deles, na verdade eles recebem muito bem os brasileiros que chegam por lá e afirmo que fiz alguns amigos argentinos por lá, dando destaque ao Pablo, Pablito, portenho que conheci em Mendoza onde conversamos e tomamos muitas cervejas Quilmes juntos.
Recomendo o país a todos mas gostaria de dizer que a Argentina é muito mais do que somente Buenos Aires, a verdadeira Argentina está no seu interior, nas pequenas cidades por onde passei, claro que o glamour europeu de Buenos Aires é fascinante, o estilo suiço de Bariloche é encantador e os vinhos de Mendoza são irresistiveis mas para conhecer a Argentina é preciso mergulhar na sua cultura e entender o complexo modo de vida do seu povo.
Tenham a certeza que minha mente não para, idéias de novas viagens borbulham na minha cabeça a todo instante e em breve estarei blogando de alguma outra parte do planeta.
Agradeço a todos que acompanharam os posts durante esta viagem, este blog começou como um diário de viagens pessoal, onde eu tinha como objetivo tentar guardar em palavras tudo o que eu estava vivendo durante minhas viagens para que no futuro eu pudesse voltar até aqui e reviver cada um dos momentos que vivi por esse mundo afora, mas o blog acabou se tornando popular entre os meus amigos e agradeço a todos que postaram comentários com os quais me diverti muito durante a viagem.
Termino aconselhando a todos a colocarem uma mochila nas costas e sairem por ai, conhecendo este nosso belo planeta, não importa se o lugar visitado é a China ou a Praia Grande no litoral de São Paulo, cada lugar tem sua peculiaridade e merece uma visita.

1 comment:

Unknown said...

quantos chocolates eu vou ganhar?