Chegou ao fim mais um mochilão. Cheguei na manhã deste sábado ao aeroporto de Guarulhos, por incrivel que pareça não sofri atrasos no retorno, sai de Mendoza com direção a Buenos Aires, cruzei a cidade para trocar de aeroporto e chegar até o Ezeiza onde peguei um vôo para Porto Alegre e em seguida outro para São Paulo. Cheguei em Guarulhos à 01:25 da manhã de sábado e tarde assim da noite não há mais ônibus para São Paulo, então, eu, um mochileiro, tinha duas opções, pegar um taxi até em casa e ver morrer +ou- R$80,00 do meu orçamento ou esperar até as cinco da manhã para pegar um ônibus até o metrô Tatuapé pagando somente R$3,60. Claro que fiquei com a segunda opção, fiquei vagando por Guarulhos por três horas acompanhando vt's das competições do Pan Americano no Rio de Janeiro pelos telões espalhados pelo terminal, até que o tempo passou rápido.
Cheguei em casa e fiz o pouso mais suave de toda a viagem, aterrisei na minha cama e apaguei por algumas horas, na verdade, algumas boas horas.
Mas agora quero fazer um balanço da viagem. A Argentina foi uma experiência única na minha vida, conheci lugares fantasticos, paisagens incriveis, dignas de cinema e conheci muita gente pelo caminho, gente do mundo todo.
Volto desta viagem entendendo um pouco mais o povo Argentino, o que a gente chama de arrogância da parte deles, na verdade é um extremo orgulho que eles têm de sua cultura, origens, dança, língua e tudo mais. Me surpreende o patriotismo do povo Argentino mesmo após crises econômicas e políticas eles amam o seu país. Descobri também que essa estoria de que eles não gostam de brasileiros é papo furado, esse clima de hostilidade é muito mais da nossa parte do que da deles, na verdade eles recebem muito bem os brasileiros que chegam por lá e afirmo que fiz alguns amigos argentinos por lá, dando destaque ao Pablo, Pablito, portenho que conheci em Mendoza onde conversamos e tomamos muitas cervejas Quilmes juntos.
Recomendo o país a todos mas gostaria de dizer que a Argentina é muito mais do que somente Buenos Aires, a verdadeira Argentina está no seu interior, nas pequenas cidades por onde passei, claro que o glamour europeu de Buenos Aires é fascinante, o estilo suiço de Bariloche é encantador e os vinhos de Mendoza são irresistiveis mas para conhecer a Argentina é preciso mergulhar na sua cultura e entender o complexo modo de vida do seu povo.
Tenham a certeza que minha mente não para, idéias de novas viagens borbulham na minha cabeça a todo instante e em breve estarei blogando de alguma outra parte do planeta.
Agradeço a todos que acompanharam os posts durante esta viagem, este blog começou como um diário de viagens pessoal, onde eu tinha como objetivo tentar guardar em palavras tudo o que eu estava vivendo durante minhas viagens para que no futuro eu pudesse voltar até aqui e reviver cada um dos momentos que vivi por esse mundo afora, mas o blog acabou se tornando popular entre os meus amigos e agradeço a todos que postaram comentários com os quais me diverti muito durante a viagem.
Termino aconselhando a todos a colocarem uma mochila nas costas e sairem por ai, conhecendo este nosso belo planeta, não importa se o lugar visitado é a China ou a Praia Grande no litoral de São Paulo, cada lugar tem sua peculiaridade e merece uma visita.
1 comment:
quantos chocolates eu vou ganhar?
Post a Comment