My dream is having all this map painted in red

Thursday 13 September 2007

Entendendo um pouco sobre Portugal


Portugal fica situada no sudoeste da Europa, banhado pelo Oceano Atlântico com uma região costeira de 1230 kilometros sendo a nação mais ocidental da Europa e compreende também os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal faz fronteira somente com a Espanha ao leste e ao norte.
No passado foi uma potência econômica, social e cultural, num período conhecido como épocas dos descobrimentos onde colonizaram vários países pelo mundo, como por exemplo o Brasil.
É hoje um país bastante desenvolvido, próspero economicamente e socialmente e politicamente estável além de oferecer uma qualidade de vida muito boa aos seus habitantes.
Suas principais cidades são Lisboa que é a maior cidade do país e também a capital, Porto é a segunda maior cidade de Portugal e porto marítimo, Aveiro é uma cidade turística e considerada a Veneza portuguesa, Braga é a cidade dos Arcebispos, Chaves é uma cidade histórica e milenar, Coimbra possui a mais antiga universidade do país e Évora que é considerada uma cidade museu por possuir um imenso apelo histórico.

Membro da União Européia desde 1986 e um dos 12 fundadores do Euro, desenvolveu uma economia baseada em serviços. Nos últimos anos o crescimento económico português esteve acima da média da União Europeia e um estudo sobre qualidade de vida feito pelo Economist Intelligence Unit coloca Portugal em 20º lugar entre os países com melhor qualidade de vida do mundo.
Nas duas últimas décadas fizeram grandes investimentos em vários setores, dispondo hoje de uma extensa rede de auto-estradas e beneficiando de boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias. O setor de telecomunicações também é bastante desenvolvido e pode-se dizer um dos melhores do mundo. O acesso a internet é barato e bem disseminado pelas casas da maioria dos portugueses.

Vivem em Portugal perto de meio milhão de imigrantes, o que representa aproximadamente 5% da população portuguesa, sendo a maioria oriunda do Brasil, seguida da Ucrânia e de Cabo Verde, entre outros, tais como Moldávia, Roménia, Guiné-Bissau, Angola, Timor-Leste, Moçambique, São Tomé e Principe e Rússia.

Como não podia deixar de ser a língua falada aqui é o português que com mais de 210 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Portugal e do Brasil, e idioma oficial, em conjunto com outros idiomas de, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana.

Come-se muito bem em Portugal. A gastronomia é muito rica em variedade e costuma agradar os portugueses e estrangeiros em geral. Cada região do país tem os seus pratos típicos, incluindo os mais diversificados alimentos, passando pelas carnes de vaca, carneiro, porco e aves, pelas diversas espécies de peixe fresco e marisco (grande variedade de pratos de bacalhau) e queijos deliciosos.
Os vinhos também são muito bons e são reconhecidos internacionalmente e em sua maioria são produzidos na região da cidade do Porto.

Portugal é também um país com forte religiosidade e a maioria da população é católica.

2 comments:

Alberto said...

voce ta quase me convencendo a ir prai

Unknown said...

hum..
queijo.. fffffffffff