My dream is having all this map painted in red

Saturday 15 September 2007

A verdadeira fábrica dos Pastéis de Belém

 

 

O sabor da Tradição
No inicio do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerônimos, existia uma refinaria de cana-de-açucar associada a um pequeno local de comércio variado.
Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores.
Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por "Pastéis de Belém".
Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.
Em 1837, inicia-se a fabricação dos "Pastéis de Belém", em instalações anexas à refinaria, seguindo a antiga "receita secreta", oriunda do convento. Transmitida, e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que fabricam artesanalmente na "Oficina do Segredo", esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.
De facto, a única verdadeira fábrica dos "Pastéis de Belém" consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar hoje, o paladar da antiga doçaria portuguesa.
Na foto acima vocês podem ver o prédio da fábrica que é uma construção que remonta a séculos atrás e hoje faz parte do roteiro turístico de Lisboa e todos os dias centenas de turistas vem até este lugar para comprar os bons e verdadeiros pastéis de belém.
Realmente são deliciosos!!!!!!!
:-)
Posted by Picasa

3 comments:

Anonymous said...

Isso ! Faz vontade, mesmo. :-P

Unknown said...

hhhuuuuuuummmmmmmmmmmmmmm

Marcelo Senaga said...

Parecem ser bons, e' claro que a tecnologia desenvolvida pela familia Senaga produz pasteis melhores, mas... rs