My dream is having all this map painted in red

Tuesday 2 October 2007

Transporte Público de Lisboa

 

 

 

 

Desde que cheguei aqui em Lisboa uma das coisas que mais me impressionaram foi o sistema de transporte público. A cidade possui diferentes alternativas para locomoção e para aliviar o pesado trânsito de Lisboa.
Para começar eles têm uma rede de linhas de metrô que cobrem boa parte da cidade, ao todo são quatro linhas (lilás, amarela, verde e vermelha), muitas estações possuem interligações com o sistema de trens, ferrys, ônibus e bondes. Cada viagem custa 0,75€, dependendo do período que fique em Lisboa é possível comprar passes diários ou mensais que saem mais em conta.

Os trens (comboios) ligam Lisboa as cidades dormitórios como Cascais e Oeiras, bem como outras cidades de Portugal como Porto, Faro, Fátima e outras capitais européias como Madri e Paris. Nos trens o valor do bilhete depende do seu itinerário. Compra-se o bilhete em máquinas automáticas e simplesmente entra-se no trem. Não existem catracas, no entanto se você for pego usando o transporte público sem o devido bilhete você terá de pagar uma multa (coima) que não é nada barata. Desse modo, quando vier para a Europa, deixe no Brasil a típica mania de tentar burlar o sistema.

Os ônibus são operados por uma empresa chamada Carris. Empresa fundada em 1872 e é o operador exclusivo na cidade de Lisboa. Esta empresa oferece um bom serviço aqui em Lisboa, frota de ônibus novos, a maioria dos carros têm acesso para deficientes físicos e todos tem o piso rebaixado não precisando ter que escalar o ônibus para entrar como no Brasil.
Nos pontos (paragens) mais movimentadas existem monitores que informam quantos minutos até o próximo ônibus e posso afirmar que funcionam. Se marcam que o próximo ônibus passará em 7 minutos pode contar no relógio que em 7 minutos ele estará lá.

Os bondes (electricos) também são operados pela Carris. Os bondes hoje são todos eletricos e usam os antigos trilhos dos bondes de Lisboa. Da minha casa para o centro de Lisboa eu sempre pego este tipo de transporte, estou fazendo a minha parte para diminuir a emissão de gás carbonico na atmosfera.
Algumas linhas (aquelas mais turisticas) ainda operam com os bondes antigos, com a parte interior toda de maneira e dão um charme a mais a cidade.

Quem sabe um dia as empresas de transporte público de São Paulo não chegam a este nível de excelência.
Seria muito bom.
Posted by Picasa

1 comment:

Anonymous said...

É... transporte público na Europa é outra coisa.