My dream is having all this map painted in red

Friday 25 April 2008

25 de Abril / Revolução dos Cravos





Hoje 25 de Abril é feriado aqui em Portugal e como este blog também é cultura resolvi compartilhar um pouquinho de um momento importante da história deste país com vocês que acompanham este blog, principalmente os leitores brasileiros que tão pouco conhecem da história de Portugal.
No dia 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura Salazarista que durante 48 anos oprimiu o povo Português. Na madrugada desse dia os militares de Abril foram claros nas suas promessas, terminava a repressão, regressava a liberdade, acabava a guerra e chegava a democracia.
Esse dia é então lembrado aqui em Portugal como o Dia D, ou Revolução dos Cravos. O cravo (tipo de flor) tornou-se o símbolo da revolução pois os soldados haviam planejado um golpe de estado onde não haveria sangue e para demonstrar isso colocaram cravos vermelhos nos canos das espingardas.
Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs fim ao isolamento a que Portugal estava condenado há vários anos trazendo enormes transformações democráticas e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.
Mesmo quem não tenhas vivido a Revolução dos Cravos e muito menos os anos de censura daqueles tempos, certamente concorda com o quão é importante este dia para os portugueses pois um homem pode viver em privação de várias coisas, menos da sua liberdade.



No comments: