Mais um fim de semana junto aos Couchsurfers mas desta vez fomos surfar um sofá em Leiria, cidade esta situada a 140km de Lisboa.
Chegando em Leiria é dificil não notar o ex-libris da cidade, o Castelo de Leiria que fica imponente em cima de uma colina, com a cidade a seus pés, sendo um símbolo monumental da história da cidade. Leiria se desenvolveu a partir da colina onde está implantado o castelo e depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis.
No passado Leiria esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, Dom Afonso Henriques conquistou o castelo. A fortaleza foi reconstruída por Dom Sancho em 1192 e em 1195 verificou-se o último ataque dos muçulmanos.
Apesar de Afonso III, em 1254, reunir parte da corte portuguesa em Leiria, apenas no reinado de Dom Dinis o castelo seria decretado residência real. A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.
Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Enquanto o reino se afirmava, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças recebiam as feiras medievais já famosas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.
Outro facto importante é que Leiria é também famosa pelos seus pinhais, o Pinhal de Leiria foi a madeira base das caravelas usadas pelos portugueses para os descobrimentos de novas terras como o Brasil. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.
No comments:
Post a Comment