My dream is having all this map painted in red

Monday 21 April 2008

Leiria




Mais um fim de semana junto aos Couchsurfers mas desta vez fomos surfar um sofá em Leiria, cidade esta situada a 140km de Lisboa.
Chegando em Leiria é dificil não notar o ex-libris da cidade, o Castelo de Leiria que fica imponente em cima de uma colina, com a cidade a seus pés, sendo um símbolo monumental da história da cidade. Leiria se desenvolveu a partir da colina onde está implantado o castelo e depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis.
No passado Leiria esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, Dom Afonso Henriques conquistou o castelo. A fortaleza foi reconstruída por Dom Sancho em 1192 e em 1195 verificou-se o último ataque dos muçulmanos.
Apesar de Afonso III, em 1254, reunir parte da corte portuguesa em Leiria, apenas no reinado de Dom Dinis o castelo seria decretado residência real. A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.
Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Enquanto o reino se afirmava, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças recebiam as feiras medievais já famosas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.
Outro facto importante é que Leiria é também famosa pelos seus pinhais, o Pinhal de Leiria foi a madeira base das caravelas usadas pelos portugueses para os descobrimentos de novas terras como o Brasil. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.





No comments: