My dream is having all this map painted in red

Monday, 19 May 2008

Does the Amazon Belong to Brazil - or the Whole World?


Estava eu vendo algumas notícias no site do New York Times e me deparo com essa reportagem publicada no dia 18/05/2008 de título absurdo. O título diz: A Amazônia Pertence ao Brasil ou ao Mundo Inteiro?
Me desculpem os americanos, me desculpe o resto do mundo, mas não deixo hipótese de acharem que a Amazônia possa pertencer a algum país ou orgão mundial a não ser o Brasil.
Sim, sou bastante nacionalista e a Amazônia pertence sim ao meu país e não abro mão dela, sou uma pessoa muito pacífica mas se um dia alguma grande potência mundial ousar nos tomar a Amazônia daria a vida para defender a soberania do território do meu país.
Nós, brasileiros, sabemos que temos um tesouro nas mãos, um tesouro que representa metade da extensão da Europa, um repositório de riquezas naturais tão único que estimula a cobiça do mundo inteiro, já basta as empresas estrangeiras que invadem a Amazônia e patenteiam substâncias encontradas na nossa floresta para produção de medicamentos dos quais não recebemos nada em retorno.
Nós, brasileiros, sabemos da importância da Floresta Amazônica que age como uma reguladora do clima, afetando diretamente os padrões de chuva no Brasil e Argentina. Seus ventos, segundo estudos recentes, podem afetar as chuvas na Europa e América do Norte.
Com todo o mundo concentrado em promesas de biodiversidade e os perigos do aquecimento global alguns líderes internacionais costumam declarar que a Amazônia é parte de um patrimônio muito maior do que as nações que compartilham seu território e o senador americano Al Gore já teve o desparate de dizer em 1989 que: "Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é sua propriedade, ela pertence a todos nós".
Me desculpe Mr. Al Gore mas o senhor está completamente equivocado em sua afirmação e reportagens como esta do New York Times não são bem recebidas pelo povo brasileiro mas servem para nos reavivar o protecionismo do nosso território e riquezas naturais, deixo neste meu blog meu protesto a idéias como a do senador Al Gore e reafirmo que estaria disposto a dar o meu sangue em defesa da Floresta Amazônica.
Gostaria muito de ver os comentários dos leitores sobre assunto.
Post a Comment