My dream is having all this map painted in red

Monday 19 May 2008

Does the Amazon Belong to Brazil - or the Whole World?


Estava eu vendo algumas notícias no site do New York Times e me deparo com essa reportagem publicada no dia 18/05/2008 de título absurdo. O título diz: A Amazônia Pertence ao Brasil ou ao Mundo Inteiro?
Me desculpem os americanos, me desculpe o resto do mundo, mas não deixo hipótese de acharem que a Amazônia possa pertencer a algum país ou orgão mundial a não ser o Brasil.
Sim, sou bastante nacionalista e a Amazônia pertence sim ao meu país e não abro mão dela, sou uma pessoa muito pacífica mas se um dia alguma grande potência mundial ousar nos tomar a Amazônia daria a vida para defender a soberania do território do meu país.
Nós, brasileiros, sabemos que temos um tesouro nas mãos, um tesouro que representa metade da extensão da Europa, um repositório de riquezas naturais tão único que estimula a cobiça do mundo inteiro, já basta as empresas estrangeiras que invadem a Amazônia e patenteiam substâncias encontradas na nossa floresta para produção de medicamentos dos quais não recebemos nada em retorno.
Nós, brasileiros, sabemos da importância da Floresta Amazônica que age como uma reguladora do clima, afetando diretamente os padrões de chuva no Brasil e Argentina. Seus ventos, segundo estudos recentes, podem afetar as chuvas na Europa e América do Norte.
Com todo o mundo concentrado em promesas de biodiversidade e os perigos do aquecimento global alguns líderes internacionais costumam declarar que a Amazônia é parte de um patrimônio muito maior do que as nações que compartilham seu território e o senador americano Al Gore já teve o desparate de dizer em 1989 que: "Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é sua propriedade, ela pertence a todos nós".
Me desculpe Mr. Al Gore mas o senhor está completamente equivocado em sua afirmação e reportagens como esta do New York Times não são bem recebidas pelo povo brasileiro mas servem para nos reavivar o protecionismo do nosso território e riquezas naturais, deixo neste meu blog meu protesto a idéias como a do senador Al Gore e reafirmo que estaria disposto a dar o meu sangue em defesa da Floresta Amazônica.
Gostaria muito de ver os comentários dos leitores sobre assunto.

5 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Unknown said...

Oi Neimar, eu concordo com o que você disse: A amazônia é realmente dos brasileiros.
Mas, como uma amante da natureza sempre me questiono: será que fazemos o melhor por ela? Será que permitir um desmatamento avaçalador e permitir crianças trabalhando como escravas é o melhor que se pode fazer com um tesouro verde?
Não acho correto empresas patentiarem substâncias da amazônia, mas pelo menos elas mostram interesse em utilizar o que ainda existe deste tesouro.
Espero que esse "medo" de perder a amazônia sirva para abrir os olhos das pessoas que ainda podem salvar nosso rico tesouro.
Talvez um controle muito rigido sobre o desmatamento e extravio de madeira possa vir a diminuir o desmatamento, mas, tenho certeza de que sempre consigiram achar um jeitinho (lê-se $$) de passar por cima de qualquer controle.
O que desejo é que algo seja feito para manter a amazônia verde, não importando a quem ela pertença.

Elisandra Amâncio said...

Neimar, mto bacana seu blog. Bom, tb sou bastante nacionalista... acredito que a amazônia é dos brasileiros. Mas por outro lado, ouvi uma palestra com a Míriam Leitão, falando que existem milhares de plantas lá que ainda não foram estudadas porque o governo brasileiro não investe na área de ciência na Amazônia. Isso é um absurdo, podem haver milhares de plantas medicinais lá, inclusive sendo extintas que não são estudadas. Sem falar sobre o absurdo do desmatamento sem controle algum. Mas sou a favor que as fronteiras sejam abertas para quem deseja investir e cuidar de lá como o Japão por exemplo, que tem interesse em estudar a fauna e flora de lá, ainda desconhecida para nós. Vale a pena pensar no assunto. Teu blog é dez. Parabéns!

Anonymous said...

Oi Neimar,

Peço desculpa por discordar mas a Amazónia é um daqueles recursos que estão acima de interesses nacionais como também o são o ar que respiramos, o mar, etc. Como o são as florestas tropicais dos países do Sul da Ásia, os recifes australianos ou os gorilas das montanhas do Congo. Como deveria ser tudo aquilo que é demasiado valioso, demasiado único, demasiado vital para poder ser usufruido apenas por um grupo em detrimento de outros. Cada vez mais, estamos a assistir a uma alteração profunda na forma de gerir os recursos naturais.
Estamos mudando de uma visão nacionalista para uma visão de gestão integrada.
Aquilo que salvará eventualmente a Amazónia é precisamente o facto de ela ser demasiado importante para o mundo e o esforço do mundo para encontrar alternativas e pressionar os dirigentes brasileiros a não permitir a destruição da Amazónia. O Brasil não tem sido e nunca será capaz de resistir à pedração da Amazónia, dia após dia, ano após ano, governo após governo.
Um dia, em vez de termos apenas uma força de manutenção de paz, coordenada pela ONU, teremos também forças de preservação dos recursos naturais, também coordenada por alguma entidade supranacional e que possa intervir nos casos em que manifestamente quem governa não o sabe fazer.
A Amazónia é já hoje recurso internacional pois nem toda a Amazónia pertence ao Brasil. Já hoje é preciso coordenação para gerir esse recurso.
Mas enfim esqueçam de quem é... o importante é que continue a existir.
Parabéns pelo blog :-)

Unknown said...

Oi Anônimo!
Antes de tudo gostaria de dizer que um blog é uma ótima ferramenta para o confronto de idéias e mesmo as opiniões contrárias são muito bem vindas e agradeço por comentar aqui.
Mas o que tenho a dizer é que respeito sua opinião mas mantenho a minha convicção de que a Amazônia é dos brasileiros, não é nenhum recurso internacional e pertence ao meu país.
No passado já perdemos grande parte de nossas riquezas para outros países e tenho certeza que a maioria do povo brasileiro hoje em dia não abriria mão deste nosso último tesouro e como eu lutaria para defender a amazônia.