My dream is having all this map painted in red

Friday 26 December 2008

Adeus, Lênin!

Adeus, Lênin! - Good Bye Lenin!

 

Se estiver a pensar em visitar Berlim recomendo que assistam a um filme alemão de 2003 chamado “Adeus, Lênin!” (Good Bye, Lenin!).
O filme com certeza ajudará a entender mais sobre a história desta cidade que não para de me surpreender a cada esquina.

 

Spoiler:
Abaixo conto um pouquinho do filme, não quero ser estraga prazer e aviso que caso pretendam realmente ver o filme as linhas abaixo revelam um pouco da história.

 

Outubro de 1989 era uma péssima época para alguém entrar em coma, principalmente se esse alguém morasse no leste da Alemanha, e isso foi precisamente o que aconteceu com a mãe de Alex, uma orgulhosa socialista, que após um ataque cardíaco entra em coma ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Alex, sentindo culpado, tinha um grande problema em suas mãos, quando ela subitamente acordou oito meses mais tarde. Seu coração estava tão fraco, que qualquer choque poderia matá-la. E o que poderia ser mais chocante para essa fervorosa socialista do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo, em seu amado leste alemão? Para salvar sua mãe, Alex transforma o apartamento da família numa ilha do passado, um tipo de museu socialista, onde sua mãe é carinhosamente levada a acreditar que nada mudou.
Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo introduzido no país.
O que começa como uma simples mentirinha, transforma-se numa enorme farsa, enquanto a irmã de Alex e alguns vizinhos são recrutados para manter a pretensa situação e fazem-na acreditar que no fim, Lênin realmente venceu!
O filme é uma aula sobre história e política, a visão da população com o fim da Alemanha Oriental. O roteiro é impecável e, como se trata de um tema político, o filme teria tudo para ser cansativo, mas devido a sutileza do lado cômico, tornou-se surpreendentemente agradável, memorável, uma aventura vivida pouco antes da queda do muro de Berlim.

 

Adeus, Lênin! - Good Bye Lênin!

 

 

Adeus, Lênin! - Good Bye Lênin!

No comments: