My dream is having all this map painted in red

Friday 9 January 2009

Portão de Brandeburgo / Brandenburger Tor

 

 

O Portão de Brandeburgo é o cartão postal de Berlim. Esta magnífica estrutura noclássica é da autoria de Carl Gotthard Langhans, com base na entrada da Acrópole de Atenas, e foi terminada em 1795. Dois pavilhões, outrora usados por guardas e funcionários alfandegários, emolduram a sua colunata dórica. os alto-relevos representam cenas da mitologia grega  toda a estrutura é coroada pela escultura da Quadriga, criada por Johann Gottfried Schadow. A Quadriga foi inicialmente considerada um símbolo de paz. Desmontada em 1806 durante a ocupação francesa, foi levada para Paris por ordem de Napoleão. Após a a sua devolução em 1814 passou a ser um símbolo da Vitória e a deusa recebeu o bastão levado pela águia prussiana e a cruz de ferro com a coroa de louros.

O Portão de Brandeburgo assistiu a muitos e importantes acontecimentos da história de Berlim, desde cortejos militares às celebrações do nascimento do Terceiro Reich e à ascensão de Hitler ao poder. Também se desfraldou a bandeira Russa em maio de 1945 e em 17 de Junho de 1953 morreram aqui 25 operários que exigiam melhores condições trabalhistas.

O portão, localizado em Berlim Oriental, foi restaurado entre 1956 e 1958 e a Quadriga reconstruída em Berlim Ocidental. Até 1989 esta estrutura dominou a cidade dividida. O portão sofreu um novo restauro entre 2000 e 2002.

 

 

No comments: