My dream is having all this map painted in red

Tuesday 24 February 2009

Antuérpia

Antuérpia

 

Apesar de Paris e Milão serem as capitais da moda na Europa, a Bélgica está caminhando a passos largos para entrar neste time fashion e não só por causa das beldades loiras, de quase dois metros, que estão arrasando nas ruas das cidades belgas mas também devido a Antuérpia, segunda maior cidade do país, que destaca-se como um promissor centro de alta costura na Europa. Estilistas e designers reconhecidos no mundo todo espalharam ateliês pelo centro da cidade, há também um museu e a nova faculdade de moda. Todo esse ar fashion, aliado a uma tolerância que lembra um pouco a libertária Amsterdã, faz de Antuérpia a cidade mais moderna da Bélgica e, certamente, uma das mais vibrantes do país. A cidade abriga ainda o maior centro de lapidação de diamantes do mundo e é o terceiro maior porto do planeta. Na esteira dessa ferveção, não poderiam faltar restaurantes badalados, boates, hotéis de design e cafés que não fecham nunca.

 

Nas margens do rio Scheldt havia uma povoação desde o século II, esta povoação cresceu e tornou-se parte do ducado de Brabante em 1106. Em 200 anos transformou-se num centro bem sucedido da indústria têxtil europeia e no principal porto de Brabante. Hoje, Antuérpia é a principal cidade da Bélgica flamenga. É uma grande metrópole cujo porto e áreas residenciais rodeiam o centro repleto de história. Há maginíficas guildas, onde negociavam os comerciantes medievais, imponentes igrejas e vários museus onde se podem ver coleções de quadros do mais famoso artista da cidade, Pieter Paul Rubens.

 

A maioria das atrações da cidade fica junto da Grote Markt, uma bela praça situada no seu centro histórico e que deixa qualquer um admirado com suas belas construções. Se ficar interessado em visitar esta cidade basta apanhar um trem de Bruxelas até a Antuérpia, a viagem dura um pouco menos de uma hora e o centro histórico da cidade por ser conhecido a pé em poucas horas. Sem dúvida vale a visita.

 

Antuérpia

 

 Antuérpia

 

 Antuérpia

No comments: