My dream is having all this map painted in red

Saturday 14 March 2009

Tapetes Marroquinos

 

 

Os tapetes são onipresentes nas casas marroquinas. Os tapetes feitos nas cidades, caracterizam-se pelas cores vivas e pelo padrão que consiste de um campo retangular sobre um fundo vermelho, com uma orla de debrum e motivos geométricos. A simetria é um elemento central dos tapetes.

 

Os tapetes das aldeias, tecidos ou feitos com nós tem padrões mais imaginativos, com motivos animais, vegetais ou arquitetônicos, criados pelos próprios tecelões (na maioria mulheres). As técnicas de nós e de tecelagem variam conforme a região, e os vários tipos de tapetes são designados pelo seu lugar de origem.

 

Há tantos tipos diferentes de tapetes no Marrocos quanto tradições tribais. Os tapetes marroquinos podem dividir-se em dois grupos principais, tapetes berberes e tapetes da cidade. Os primeiros são mais rústicos e cada um é uma peça única. A lã, que as mulheres tecem em padrões simples ou mais complexos, as cores harmoniosas, o formato, o tamanho e também os padrões variam de região para região. Os tapetes das cidades, influenciados pelas tradições orientais, são requintados, são símbolos de luxo e decoram as salas das casas mais abastadas.

 

No comments: