My dream is having all this map painted in red

Tuesday, 15 September 2009

Óbidos - Portugal

Castelo de Óbidos - Portugal

 

Já fazia algum tempo que não andava por Portugal, há tanta coisa bonita a se ver na Europa que acabei por cometer o erro de deixar de lado as belezas próximas, as vezes vamos longe para ver algo interessante e mal sabemos que há tantos belos lugares próximos da gente para descobrir.

 

Alguns dias atrás resolvi aceitar a carona (boleia) do meu amigo Mário e fui conhecer a bela vila de Óbidos aqui em Portugal. A vila de Óbidos fica a 90 kilometros de Lisboa e a muito tempo que planejava visitar este lugar e o que posso dizer é que valeu a pena.

 

Óbidos - Portugal 

 

A vila de Óbidos guarda séculos de história entre as suas muralhas. Com um vasto património de arquitetura religiosa e vestígios histórico-monumentais, a vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da corte de D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos monarcas que passaram por estas terras deixando, de uma forma ou de outra, marcas que a vila ainda hoje mantem. A origem da vila de Óbidos remonta ao século I, à cidade de Eburobrittium. Romanos, visigodos e árabes foram povos que marcaram presença por estas paragens.

 

Óbidos - Portugal 

 

A entrada da vila já desperta os sentidos, a porta da vila datada do Século XVII tem como elementos distintivos Azulejos do séc. XVIII e capela-oratório com varanda do século XVII. "A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original" é a inscrição que se encontra sobre a porta principal da vila de Óbidos. Mandada colocar pelo Rei D. João IV, como agradecimento pela protecção da Padroeira, durante a Restauração de 1640.

 

No entanto ao adentrar a porta muito mais se descobre, a vila está muito bem conservada, as casas bem pintadinhas de branco com detalhes em amarelo ou azul, as ruas de pedras estão muito bem cuidadas, em todas as casas não há antenas de televisão ou parabólicas a mostra num esforço da câmara municipal em manter a vila como era no passado e evitar a poluição visual.

 

Óbidos - Portugal 

 

Entretanto ao andarmos mais descobrimos o belo Castelo de Óbidos que muitos pensam que é de origem Romana mas foi uma fortificação Árabe e apresenta um estilo arquitetônico militar mas atualmente foi convertido numa pousada.

 

A Vila de Óbidos foi, conquistada dos Mouros por D. Afonso Henriques em 1148, foi doada por D. Dinis a sua mulher, Rainha Santa Isabel, ficando desde então pertença da Casa da Rainhas.

 

No inicio do século XVI, D. João de Dijon e alcaide da vila, introduz-lhe significativas alterações em estilo Manuelino, que ainda hoje são bem visíveis, caso das janelas do restaurante da pousada, apesar da destruição parcial provocada pelo terramoto de 1755.

 

Óbidos - Portugal 

 

São inúmeros os tesouros culturais desta pequena vila, que na sua reduzida área contêm 14 igrejas e capelas, sendo de realçar a Igreja Matriz de Stª Maria com as paredes revestidas a azulejos e com quadros de Josefa de Ayalla y Cabrera (Josefa de Óbidos). Igualmente os seus arredores estão pejados de pontos de interesse da mais variada ordem como por exemplo o aqueduto, mandado construir por D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III e muitas outras coisas.

 

É sempre interessante andar por Portugal, fico sempre impressionado como um país relativamente pequeno pode ser tão diverso e cheio de coisas interessantes para se ver.

 

Óbidos - Portugal

Post a Comment