My dream is having all this map painted in red

Thursday 24 September 2009

Qual cidade será a escolhida?

Jogos Olímpicos de 2016 - Cidades Candidatas

 

Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio ou Madrid?

Qual será a cidade escolhida para sediar as Olimpíadas de 2016?

 

As quatro cidades possuem projetos bem estruturados e a uma semana da escolha da cidade que irá sediar os jogos de 2016 a imprensa mundial dá uma pequena vantagem para o Rio de Janeiro. A escolha acontece no próximo dia 02 de Outubro em Copenhagen na Dinamarca e todas as cidades já decidiram enviar pessoas influentes numa última tentativa de mostrar os integrantes do COI – Comitê Olímpico Internacional o comprometimento com os jogos pelos líderes dos respectivos países.

 

Chicago não irá enviar o seu mais célebre filho, Barack Obama, no entanto o presidente americano envia a Primeira Dama Michelle Obama para mostrar o apoio do governo americano para que o jogos sejam realizados em Chicago.

 

Madrid irá enviar o Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia para prestigiar o evento e tentar convencer os jurados que Madrid é a melhor escolha para os jogos de 2016. Pesa contra a cidade o fato dos jogos de 2012 serem em Londres e acho pouco provável que o COI escolha duas cidades européias seguidas para organizar os jogos olímpicos.

 

Tóquio ao ver que todas as outras cidades estavam a enviar grandes personalidades públicas para o evento decidiu não ficar para trás e enviará o Primeiro Ministro do Japão ao evento na Dinamarca. Contra Tóquio pesa o pouco apoio da população registrado nas pesquisas realizadas pelo COI.

 

E por fim o Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa envia como seu representante ilustre e influente presidente brasileiro, Lúis Inácio Lula da Silva. O apoio de Lula é um ponto forte da candidatura do Rio de Janeiro sendo este considerado por muitos um dos mais influentes líderes mundiais do momento, reconhecido até mesmo por Barack Obama.

Seria ótimo ver o Rio de Janeiro organizar os jogos de 2016, a favor da cidade contam o fato dos Jogos Olímpicos nunca terem acontecido na América do Sul e o Brasil ser uma das maiores economias do mundo e ter sido o primeiro país a sair da crise mundial demonstrando ao mundo quão comprometido estamos em sermos uma potência mundial num breve futuro.

 

O fato do Brasil também ser organizador da Copa do Mundo de 2014 para muitos é um ponto que divide opiniões. Para uns isso fortalece ainda mais a candidatura carioca pois grande parte da infraestrutura já estaria pronta para este evento. Para outros a Copa do Mundo pode tirar visibilidade dos Jogos.

 

Que vença a melhor mas fica aqui a minha torcida pelo Rio de Janeiro, merecemos organizar estes jogos na América do Sul pela primeira, o Brasil sozinho possui uma população de quase 200 milhões de pessoas e se levarmos em conta toda a América do Sul teremos uma população de 400 milhões de pessoas que nunca tiveram um grande evento como este tão perto de casa.

Não tenho dúvidas que a Olimpíada de 2016 se realizada no Rio de Janeiro seria um sucesso!!!


 

Update 29/09/2009: Segundo informações da BBC Brasil o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mudou de idéia e irá comparecer ao evento para escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 em Copenhagen na Dinamarca no próximo dia 02 de Outubro juntamente com sua esposa. A presença do presidente americano tem o intuito de pressionar os votantes para escolherem Chicago como a sede dos jogos.
Como podem ver a briga vai ser boa no próximo dia 02 de Outubro em Copenhagen.

2 comments:

Anonymous said...

Se for em SP vjá tem couch ;-)

Unknown said...

Fui no Pan e percebi que o Rio não tem infraestrutura nenhuma.
Um policial apontou uma arma maior do que para o taxi onde estava e perguntou se eu era turista. O taxista ficou nervoso, falou pro policial que ele não deveria apontar a arma para o taxi dele e saiu acelerando a 140 km por hora. Fora isso, a cidade estava toda alagada, ninguém soube me informar sobre os pontos de onibus, os shoppings estavam lotados e só tinha trombadinha na praia de copacabana.
Cansei de ver o governo desviando dinheiro e gastando o que não tem por puro marketing.