My dream is having all this map painted in red

Saturday 31 October 2009

Você sabe quais são os aeroporotos no mundo que mais exigem habilidade dos pilotos?

Bem... Eu adoro voar. Sim, adoro quando o avião alinha na pista do aeroporto, liga os motores em força máxima para ganhar impulso, jogando meu corpo contra o assento para enfim decolar. Adoro esta sensação, sempre tive curiosidade a respeito destas máquinas de voar e a respeito dos homens que as pilotam.

 

Desse modo não pude ficar indiferente a esta reportagem que um amigo americano me indicou publicada na revista americana Travel + Leisure sobre os aeroportos mais assustadores do mundo na perpectiva dos pilotos.

 

Após ler o artigo e ver os vídeos fiquei tentado em postar aqui e partilhar com vocês.

 

Aeroporto: Princess Juliana International Airport
Localização: St. Maarten

 

Quem voa para lá: Todas as grandes empresas aéreas americanas, uma empresa de charter baseada em Paris chamada Corsairfly e a holandesa KLM.

 

O que há de assustador: O comprimento da pista é de somente 2180 metros o que a faz perfeita para pequenos e médios aviões, mas devido ao status de segundo mais movimentado aeroporto do leste caribenho este aeroporto também recebe grandes aeronaves como Boeings 747 e Airbuses A340 provenientes da Europa passando bem próximos da praia Maho e da cerca de segurança como podem constatar no vídeo acima.

 

 

Aeroporto: Toncontín Airport
Localização: Tegucigalpa, Honduras

 

Quem voa para lá: American Airlines, Continental, Copa Airlines, TACA, Islena Airlines, and Aerolineas Sosa.

 

O que há de assustador: Devido ao terreno montanhoso onde se encontra o aeroporto, os pilotos precisam executar uma dramática curva de 45 graus a esquerda segundos antes de pousar numa pista de somente 1860 metros.

 

 

Aeroporto: Gibraltar Airport
Localização: Gibraltar

 

Quem voa para lá: British Airways, EasyJet, Iberia e Monarch Airlines.

 

O que há de assustador: Banhado pelo mediterrâneo, no lado oeste da baía de Gibraltar localiza-se o aeroporto deste pequeno território britãnico que possui uma pista de somente 1830 metros e exige precisão milimétrica dos pilotos que lá pousam que assim que tocam o chão precisam rapidamente acionar os freios o que nem sempre é garantido num pouso que exige tanta atenção dos pilotos.
Devido a topografia e clima de Gibraltar, nesta colônia britãnica é comun os voos serem desviados para aeroportos próximos como Tangier no Marrocos, Faro em Portugal ou Malaga na Espanha.

 

 

Aeroporto: Madeira Airport
Localização: Funchal, Portugal

 

Quem voa para lá: Diversas empresas charters da Europa, TAP, EasyJet e SATA.

 

O que há de assustador: Localizado entre as montanhas da Ilha da Madeira e o atlântico este aeroporto requer uma aproximação em sentido horário pela qual os pilotos são especialmente treinados. A pista deste aeroporto foi extendida para confortáveis 2750 metros em forma de ponte sobre o atlântico no ano de 2000. Entretanto a aproximação da pista ainda deixa os pilotos apreensivos pois eles devem apontar a aeronave em direção as montanhas, como se fosse chocar contra elas e no último minuto virar a direita para rapidamente alinhar com pista a de pouso.

 

 

Aeroporto: Juancho E. Yrausquin Airport
Localização: Saba, Netherlands Antilles

 

Quem voa para lá: Winair

 

O que há de assustador: Localizado na beira de um precipício, este aeroporto requer que os pilotos lidem com ventos inesperados enquanto se preparam para o pouso que não há margem para erro em uma pista muito curta, com somente 400 metros de comprimento. Qualquer deslize e o penhasco já é logo ali.

 

 

Aeroporto: Kai Tak Airport
Localização: Hong Kong

 

Quem voa para lá: Cathay Pacific, Dragonair, Air Hong Kong, Hong Kong Airways

 

O que há de assustador: Embora tenha sido fechado em 1998, este infame aeroporto urbano ficará para história como um dos mais assustadores de todos os tempos. Os aviões quase tocam os arranha-céus e montanhas que rodeiam este aeroporto.

 

 

Aeroporto: Tenzing-Hillary Airport
Localização: Lukla, Nepal

 

Quem voa para lá: Yeti Airlines

 

O que há de assustador: Este aeroporto possui uma das pistas com maior aclive do mundo, mas a queda brusca de altitude para realizar o pouso entre as montanhas do Himalaia e de parar o coração até dos mais corajosos. Diariamente pousam neste aeroporto voos proveniente de Katmandu sendo que os pousos são feitos somente durante o dia e quando as condições atmosféricas permitem.

 

 

Aeroporto: Paro Airport
Localização: Bhutan

 

Quem voa para lá: Druk Air

 

O que há de assustador: Localizado em um vale rodeado pelos picos do Himalaia este é o mais probitivo aeroporto do mundo para voar. Ele requer treinamento especial dos pilotos para manobrar entre 3 vertiginosas colinas antes de pousar.

1 comment:

Unknown said...

E eu que achava o aeroporto de Congonhas desse medo aos pilotos!!
Como é permitido contruir esses aeroportos?!?! Muitas vidas colocadas em riscos, né? Se fosse na argentina tudo bem!
Achei mais impressionando o aeroporto de Juancho E. Yrausquin Airport por causa do penhasco e do tamanho da pista!!