My dream is having all this map painted in red

Friday 11 December 2009

Metrô de Paris

Metrô de Paris

 

Ao olhar pela primeira vez para o mapa do metrô de Paris qualquer pessoa pode se sentir um pouco intimidada em entender tudo aquilo, afinal são 16 linhas com dezenas de estações. O que posso lhe garantir é que depois de algum tempo o sentimnento de intimidação passa e você verá que Paris é bem mais simples do que parece.

 

Paris tem um excelente sistema de metrô, entretanto não confunda o metrô de Paris com as linhas do RER. O RER são 5 linhas trens suburbanos (A, B, C, D e E) que ligam zonas mais afastadas de Paris ao centro da cidade, muitas vezes passando por estações de metrô mas são serviços diferentes. Na região central de Paris muitas vezes as linhas de ambos os serviços se sobrepõe e nesta área os bilhetes do metrô são válidos também no RER.

 

Os bilhetes de metrô e do RER podem ser comprados individualmente ou em cadernetas de 10 (carnet) nas bilheterias das estações ou nas máquinas automáticas.

 

Para os viajantes e turistas a melhor opção é o passe Paris Visite, válido nos ônibus (autocarros), no metrô e no RER. Este passe está disponível para períodos de 1, 2, 3 e 5 dias válidos nas zonas 1 a 3 (centro de Paris) ou nas zonas 1 a 6 (centro e subúrbios).

 

A maioria das atrações de Paris estão a poucos metros de uma estação de metrô qualquer, desse modo visitar a Cidade Luz é bem fácil.
Apesar da comodidade oferecida pelo metrô não deixe de abusar das caminhadas por Paris, perder-se na capital Francesa às vezes é a melhor maneira de conhecer belos recantos dessa linda cidade.

 

Mapa do metrô de Paris

2 comments:

Vera Marques said...

Concordo o metro de Paris é fantastico, mas a melhor forma de explorar a cidade ainda é muita caminhada!
Abraços

Unknown said...

Sem dúvida Vera!!!
Acho que não há melhor maneira de conhecer Paris, cada caminhada lhe reserva centenas de descobertas interessantes pela Cidade Luz.
Mais uma vez obrigado pelo comentário.
:-D