My dream is having all this map painted in red

Friday 1 January 2010

Toledo - Espanha

Toledo - Espanha

 

Há lugares que visitamos onde máquinas fotográficas não são realmente necessárias pois os olhos tratam de imortalizar aquela imagem para sempre dentro do nosso cérebro, um destes lugares é Toledo em Espanha. Ao chegar a cidade é necessário fazer uma parada no miradouro para contemplar a belíssima vista desta cidade que é de tirar o fôlego de qualquer pessoa.

 

Situada numa colina as margens do Rio Tejo esta cidade conserva muita da sua riqueza histórica. A cidade nasceu com a ocupação dos romanos por volta do ano 192 antes de cristo, no século VI foi tomada pelos Visigodos tornando-se capital da Espanha Visigótica com Rei Leovigildo até a conquista Ibérica pelos Mouros no século VIII. Durante domínio árabe marca-se a convivência pacífica entre judeus, cristãos e muçulmanos.

 

Em 25 de Maio de 1085, O rei espanhol Afonso VI tomou Toledo dos Mouros e restabeleceu o controle da cidade tornando-a capital da Espanha.

 

A cidade prosperou até o século XVI quando a corte Espanhola mudou-se primeiro para Vallaroid em seguida para Madri. Esta mudança marcou o declínio econômico de Toledo até o século XX quando a cidade firmou-se como destino turístico sendo também declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1986 por suas heranças culturais e monumentais.

 

Devido a proximidade com Madri, Toledo é sempre uma boa opção de um destino bate-e-volta a partir de Madrid apesar de na minha opinião Toledo por si só valer e muito uma visita a Espanha.

 

 

COMO CHEGAR:

Chegar a Toledo é bastante simples, a melhor maneira é de trem (comboio). Partindo de Madri, apanha-se o trem de alta velocidade na estação de metrô "Atocha Renfe" (linha 1 - azul) com destino a Toledo.

 

A viagem dura 30 minutos. Para a viagem de ida recomenda-se chegar 1 hora antes do embarque pois desde o atentado terrorista ocorrido em 2004 os procedimentos de segurança são rígidos mesmo para as viagens de trem, na volta a Madri o controle de segurança é menos rígido mas mesmo assim chegar com 30 minutos de antecedência do embarque é recomendado.

 

Ao chegar em Toledo há duas opções. Ou apanha-se o ônibus (autocarro) 22 com destino ao centro da cidade ou o ônibus turístico que também parte da estação de trem.

 

Para consultar os horários e o preço dos bilhetes de trem acesse o site da Renfe - Red Nacional de Ferrocarriles Españoles.

No comments: