My dream is having all this map painted in red

Friday 5 March 2010

Hypogeum

Hypogeum - Malta

 

Se você um dia visitar Malta não deixe de ver este lugar com seus próprios olhos, não vá embora de Malta sem passar pelo Hipogeu, afinal de contas não são todos os dias que se tem a oportunidade de visitar um lugar com mais de 5000 anos de História, sim, você não leu errado, são mais de CINCO MIL ANOS de História.

 

Esta vasta necrópole subterrânea é simplesmente um dos sítios arqueológicos mais extraordinários do mundo. Foi esculpida na rocha por volta de 3600 antes de Cristo, e expandiu-se depois com a abertura de túneis ainda mais profundos. As câmaras fantásticas, esculpidas com uma delicadeza e um requinte incríveis, imita as formas dos templos de superfície espalhados pelas ilhas. Foram encontrados aqui cerca de 7000 corpos, depositados ao longo de um período de mil anos. Isto sugere que apenas alguns membros da sociedade eram dignos de serem aqui sepulados, contudo, tal como muito do que está relacionado com a cultura dos templos pré-históricos de Malta, há mais perguntas do que respostas.

 

A necrópole foi descoberta em 1902 durante trabalhos de construção e começou a ser escavada com técnicas arqueológicas rudimentares, e a maioria das notas iniciais foi depois perdida. A ausência de informação da abertura deste sítio único no mundo foi um grande choque para os arqueólogos modernos.

 

Hypogeum - Malta

 

O tour pelo local dura 50 minutos e nos é disponibilizado guias de audio em diferentes idiomas (infelizmente não há em português) explicando todos os detalhes do lugar, o tour inicia com um breve vídeo de introdução focado nas pessoas que construíram o templo e a relação de outros sítios arqueológicos de Malta com o Hipogeu. O tour é uma experiência fascinante, talvez a má parte é que todos saem de lá com mais dúvidas do que respostas sobre as civilizações ancestrais que esculpiram aquele lugar. Quem eram eles? O que exatamente estavam eles fazendo ali? Para onde eles foram?

É uma experiência fantástica estar ali fechar os olhos a respirar toda a História que o local possui e imaginar os sons da época, pequenas gotas d'água a pingar e o barulho das ferramentas rudimentares e talhar a pedra.

 

The Sleeping Lady - Hypogeum - Malta 

 

Na câmara principal foi encontrada a intrigante estátua da Dama Adormecida (Sleeping Lady) que atualmente está no Museu de Arqueologia de Valletta em Malta. A pequena estátua é cheia de detalhes o que faz dela ainda mais interessante de se observar. Acredita-se que tenha sido completada a mais de 5000 anos atrás e exibe uma mulher corpulenta, deitada, adormecida sobre uma cama, indicando que mesmo naquele período já possuiam um bom senso de construção. Sua cabeça está descansando sobre uma espécie de travesseiro, o vestido que ela usa é decorado com diferentes formas. Qualquer que seja a razão por trás desta estátua ela é um excelente trabalho de arte pré-histórica.

 

O dióxido de carbono expelido pelos visitantes estava causando sérios estragos nas paredes de pedra e por este motivo decidiram fechar o local ao público por 10 anos, reabriu em 2000, sendo atualmente patrocinado pela UNESCO, o micro clima no recinto é controlado rigorosamente para garantir a conservação do local. Não é permitido fotografar ou filmar o local.

 

Se deseja visitar o Hipogeu saiba que é necessário reservar com meses de antecedência pois é permitida a entrada de somente 80 pessoas por dia e há uma lista de espera longa. Não é permitida a entrada de crianças com menos de seis anos. Se quiser, é possível comprar o seu bilhete pela internet através do site Malta Ticket.

No comments: