My dream is having all this map painted in red

Sunday 7 March 2010

Marsaxlokk

Marsaxlokk - Malta

 

Esta encantadora vila de pescadores situa-se numa baia de um azul fascintante de Malta. Barcos de pesca tradicionais de cores vivas flutuam no porto, e o cais está coberto de redes de pesca. A vida continua da mesma forma desde há décadas, se não séculos atrás, nesta comunidade pequena e bem organizada e integrada, que sobrevive a enchente diária de turistas sem perder a alma e a inocência permanecendo como um pedacinho do real cotidiano maltês.

 

Marsaxlokk - Malta

 

Velhas casas situadas a margem da baia de Marsaxlokk e os fotogênicos barcos luzzu a dançar ao sabor das marés são atrações para não serem deixadas de serem visitadas em Malta. Há detalhes do cotidiano desta vila que nos chamam a atenção como os pescadores com rostos bronzeados sentados a beira do mar a remendar suas redes e a reclamar do preço do diesel, outros raspam e pintam seus barcos multicoloridos e que nos dá a oportunidade de observar como a vida se desenrola por aqui.

 

Marsaxlokk - Malta

 

A vila é a casa de 70% da frota de barcos de Malta e não é surpresa nenhuma dizer que também é famosa pelos seus restaurantes especializados em frutos do mar sendo parada obrigatória para os apreciadores deste tipo de comida. Tudo isso faz de Marsaxlokk uma ótima base para o visitante relaxar, observar o mar e ouvir o barulho das ondas a arrebentar no cais.

 

Igreja de Nossa Senhora de Pompeia - Marsaxlokk - Malta

 

Marsaxlokk é o segundo mais importante porto de Malta. Historicamente foi em Marsaxlokk que a frota Turca ficou atracada durante a grande batalha de 1565 e o exército de Napoleão chegou por aqui durante a invasão francesa de 1797. Foi também aqui que em 1989 aconteceu o famoso encontro entre a União Soviética e o governo dos Estados Unidos da América, Mikhail Gorbachev e George Bush (pai) num iate ancorado na baia de Marsaxlokk para deciderem detalhes do fim da Guerra Fria.

 

Como podem ver apesar da calmaria actual Marsaxlokk tem muita história para contar, que tal passar por lá e conferir tudo isso com  seus próprios olhos na sua próxima visita a Malta?

4 comments:

Chef Cosme said...

Oi Neimar!

Foste ao mercadinho que fazem ao domingo nesta zona? Que belas recordações tenho eu de passear por ali... e que belo peixinho comi!

Bewsa (beijinho em maltês)
P.

Unknown said...

Fui sim, não era domingo mas o mercadinho estava lá.
Como sabes, não sou muito fã de peixinho mas fui a um café e comi muito bem por lá também mesmo o prato não sendo peixe.
=)

Michelle Siqueira said...

Das fotos no post "Marsaxlokk", a segunda foto de cima pra baixo é um espetáculo... Merecia ir para um quadro, não rola de ampliar e imprimir, hein? Que foto! Fico babando...

Unknown said...

Michele,
Preciso é comprar uma máquina fotográfica mais profissional. Ai sim tu verás umas fotos bem legais por aqui.
=)