My dream is having all this map painted in red

Saturday 28 August 2010

Parlamento: O orgulho de Budapeste

Parlamento de Budapeste

O Parlamento Inglês, que abriga o histórico relógio Big Ben, em Londres, pode ser o mais famoso do mundo, mas o Parlamento de Budapeste leva, sem muita discussão, o título de o mais belo de todos. O prédio, concluído em 1904, é dividido em duas alas rigorosamente iguais e impressiona pelo tamanho, pela elegância e pela simetria de suas formas.

Tudo nele é grandioso. A fachada, de costas para o Danúbio, se estende por 268 metros. A cúpula, de 96 metros de altura, pode ser vista a quilômetros de distância. No interior, o acesso às 691 salas é feito por 20 quilômetros de corredores, interligados a 29 escadarias. O prédio também esbanja poder. Além de sede da Assembleia Nacional, integrada por 386 deputados, o Parlamento abriga os gabinetes do presidente da República e do primeiro-ministro da Hungria. E o melhor de tudo é que ele pode ser visitado por qualquer um através de um programa de visitas ao Parlamento acompanhado de guias em inglês ou espanhol.

Parlamento de Budapeste

O centro do saber, o Parlamento húngaro também é o endereço da mais importante biblioteca do país, com 500.000 livros de História, Direito e Ciências Políticas. É um dos maiores acervos da Europa.

O Salão de Sessões, com cadeiras dispostas em forma de ferradura, é onde a Assembleia Nacional se reúne para os debates parlamentares. Os deputados húngaros exercem mandatos de quatro anos.

Parlamento de Budapeste

As estátuas estão por toda parte. O edifício é decorado com 242 estátuas de príncipes e chefes militares húngaros, das quais 90 ficam na parte externa. A fachada tem uma sucessão de arcadas. E bem no centro dela fica a entrada principal, chamada de Porta dos Leões.

Na entrada, a escadaria é de mármore multicolorido, com arcos góticos folheados a ouro e colunas laterais de granito sueco. No interior do prédio, há outras 28 escadarias.

No comments: