My dream is having all this map painted in red

Monday 6 September 2010

Livro: Voar sem Medo

Voar Sem Medo

Medo de voar? Este livro foi feito para ti. Um guia prático para voar confiante e descontraído coordenado pela psicóloga e especialista em fobia de voo Cristina Albuquerque em co-autoria com um conjunto de profissionais, oriundos de várias áreas, desde a psicologia, passando pela pilotagem e tripulação de cabine, até à engenharia aeronáutica, contando, ainda, com a colaboração especial de um dos maiores especialistas internacionais nesta matéria, Lucas van Gerwen Psicólogo, Piloto e Diretor da VALK Foudation, é, sem dúvida, uma publicação pioneira e inovadora.

Voar sem Medo é um livro escrito por especialistas em que todas as vertentes relacionadas com o medo de voar são detalhadamente analisadas para que o leitor ultrapasse os seus receios e comece a retirar o máximo proveito de cada viagem aérea. Apresenta ideias sobre o que se pode fazer quando se é surpreendido por uma crise de ansiedade a bordo e contém sugestões muito específicas relativamente ao que deve fazer para não agravar o stress associado à viagem.

Voar sem Medo é uma obra, de leitura fácil e com descrição de casos práticos, em que os autores explicam como funcionam os mecanismos psicológicos que estão subjacentes ao medo de voar (causas e fatores etiológicos, sintomas, sinais de alerta, comportamentos típicos, mecanismos de funcionamento e compreensão do que pode ter despoletado o problema em cada pessoa) e oferecem dicas e recomendações úteis para quem viajar de avião representa um problema.

Partindo do princípio que a falta de informação pode ser o detonador do medo, os autores abordam também os aspectos técnicos da aviação e das várias fases do voo, sendo este o meu capítulo favorito. No livro é disponibilizada informação precisa acerca de aspectos relacionados com os aviões e o transporte aéreo (estatísticas de acidentes aéreos, modo como funcionam as aeronaves, fases do voo, ruídos associados, explicação de fenômenos como a turbulência, informação sobre tópicos relacionados com a segurança de voo e a manutenção aeronáutica, etc.). Este tipo de informação pretende preencher o “vazio” criado pelo desconhecimento de como tudo funciona que, na ausência de informação, é muitas vezes ocupado e invadido por pensamentos e interpretações que não só geram como potenciam medo.

Em suma, Voar sem Medo é um livro que dissipa dúvidas, desmonta falsas crenças, elimina medos infundados e, sobretudo, reforça a confiança dos passageiros no transporte aéreo.

Afinal segundo algumas pessoas só existem dois tipos de passageiros, aqueles que tem medo e os mentirosos.

4 comments:

Anonymous said...

GreatBlog site, love the structure

Unknown said...

Thanks for visiting my blog anyway.

Ronda said...

Olá Neimar!
Para mim, voar é um grande prazer! É claro que existem riscos, mas na aviação, estes riscos são bem minimizados.
Estou fazendo um curso de piloto, e neste curso a ênfase é sempre na segurança.
Abraços!

Unknown said...

Obrigado Ronda!
Está ai um curso que gostava também de fazer. Também adoro voar.
De qualquer maneira este livro é bastante interessante mesmo para quem gosta de voar devido a informações técnicas apresentadas nele.
Grande abraço!