My dream is having all this map painted in red

Saturday 12 November 2011

Dachau – Campo de Concentração

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Quando viajamos queremos muitas vezes nos divertir, nos alegrar, ver coisas diferentes mas algumas vezes isso nem sempre é possível, as vezes é necessário visitar lugares que ficaram marcados pela dor, pelo sofrimento.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Digo necessário pois precisamos ver com nossos próprios olhos como coisas horríveis aconteceram no passado e assegurar que coisas como estas não aconteçam novamente. Aprender com o passado, aprender a não cometer os mesmos erros e se solidarizar com aqueles que o sofrimento foi sentido na pele.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

O Campo de Concentração de Dachau na Alemanha é um lugar que faz os nossos sentimentos aflorarem, sente-se angústia, desprezo, raiva, ódio, compaixão, pena e mais um turbilhão de emoções ao visitar este lugar. Não é por isso que deve deixar de ser visitado, aprende-se muito com uma visita como esta e nos torna pessoas mais conscientes de momentos da história mundial que devíamos ter vergonha de termos permitido acontecer.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Logo na entrada sente-se o primeiro arrepio ao deparar-se com um portão de ferro com a inscrição "Arbeit macht frei" que significa “O trabalho liberta”. Tenho que admitir que o arrepio não desaparece pois a medida que se entra no campo de concentração e vai conhecendo os detalhes de tudo que aconteceu naquele lugar a sensação de revolta aumenta.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Em 22 de março de 1933, semanas após a eleição de Adolf Hitler para a chancelaria do Reich, foi criado um campo de concentração para prisioneiros políticos, na cidade de Dachau, nas cercanias de Munique. Este campo serviu de modelo para os demais campos de concentração que viriam a existir. Era conhecido como uma “escola de violência” para as forças das SS, abreviatura de Schutzstaffel (ou Tropa de Proteção, em português), tropa altamente disciplinada, com homens racialmente selecionados, e que tinha como valor principal a lealdade ao Führer e ao partido nazista. Em Dachau realmente funcionou o campo de instrução das SS, adjacente ao Campo de Concentração de prisioneiros.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Em mais de vinte anos de existência, mais de 200 mil pessoas foram aprisionadas no Campo de Concentração de Dachau, com mais de 41 mil mortos, sendo libertado pelas tropas americanas em 29 de abril de 1945. Dentre os mortos estavam, além de prisioneiros políticos, prisioneiros de guerra soviéticos, fuzilados no campo, Testemunhas de Jeová, homossexuais, imigrantes e judeus poloneses e de outros países ocupados da Europa.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Dos 39 barracões de madeira, um ainda está de pé, com sua estrutura interna preservada. Então você vê as camas de madeiras onde os prisioneiros se amontoavam. Os banheiros, os corredores. O memorial teve o cuidado de retratar a evolução dessa arquitetura interna, então é possível ver como a dignidade, se é que havia alguma em qualquer tempo, ia ficando cada vez menor com o passar dos anos e com o aumento do número de prisioneiros.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

O memorial foi criado em 1965, por iniciativa dos sobreviventes do campo e com o apoio financeiro do estado da Bavária. Não há uma riqueza de detalhes como as instalações de Auschwitz, onde se preservou boa parte das construções e objetos do holocausto.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Não são só as imagens de gente morta empilhada, de gente mal nutrida e desesperada, experimentando o inferno na terra debaixo dos coturnos nazistas. Não é exatamente o filme triste que eles exibem por lá. Isso tudo choca a gente. Mas, de algum modo, já vimos, sabemos e sentimos. A minha revolta crescente em Dachau foi verificar, in loco, a grande eficiência com que tudo aquilo foi realizado. O pensamento industrial, o senso de organização, a eficiência de planejamento e de implementação, a frieza laboratorial com que todo aquele terror de fato foi levado a cabo.

Campo de Concentração de Dachau - Alemanha

Como Chegar:
Dachau fica nos subúrbios de Munique, numa viagem de 25 minutos de trem, linha S2. Ao chegar a estação de trem de Dachau é preciso apanhar um ônibus que pode ser o 724 ou o 726 para chegar até o Campo de Concentração de Dachau.
A visitação é livre mas recomendo alugar o áudio-guide que irá permitir ao visitante conhecer mais da história de Dachau. Funciona das 09:00hs às 17:00hs de terça a domingo. No mês de Dezembro o memorial fica fechado. Para maiores informações visite o site do Campo de Concentração da Dachau.

1 comment:

bruna said...

Muito bom o teu post!
Estou indo daqui uns meses pra Alemanha e ficarei 4 dias em Munique. Estou lendo ainda sobre o assunto pra decidir se vou ou nao visitar o campo.