My dream is having all this map painted in red

Monday 7 October 2013

Cracóvia – Amor à primeira vista

Cracóvia - Polônia

Cheguei a estação de trem de Cracóvia numa manhã de sábado, fazia um dia bonito, saí da estação  em direção ao centro da cidade, comecei a caminhar pela cidade, mochila as costas a procura do meu hostel, a cada passo algo me chamava a atenção, a cada esquina aquela cidade colocava um sorriso em meus lábios, estava realmente extasiado, Cracóvia tinha sido amor à primeira vista.

Cracóvia - Polônia

Se você acredita em lendas, saiba que esta cidade foi fundada após a derrota de um dragão, a verdade é que uma atmosfera mística paira sobre suas lindas ruas e praças. O imponente Castelo Wawel é imperdível, o centro antigo com sua igrejas, museus e a Praça do Mercado é impressionante. O antigo bairro Judeu chamado Kazimierz e suas remanescentes sinagogas relembram a tragédia do século XX, assim como alguns outros bairros simbolizam o renovado século XXI, no meio disto tudo muitos bares, restaurantes e discotecas, já que esta é uma cidade que sabe festejar e possui uma das noites e baladas mais animadas da Europa.

Cracóvia - Polônia

Entretanto há muitos mais nesta bela cidade polaca do que história e vida noturna, caminhando pela centro antigo você irá sentir-se chocado com a harmonia de uma bucólica rua de pedra, uma arquitetura natural e uma luz fraca, dando um clima ao mesmo tempo romântico e sombrio a cidade. É em momentos assim que Cracóvia revela a sua harmoniosa mistura de passado e presente, uma parte essencial de qualquer visita a Polônia.

Cracóvia - Polônia

Como visitante você irá notar que a cada hora cheia é tocado um trompete do alto da torre da Igreja de Santa Maria, uma simples melodia baseada em somente 5 notas, esta melodia era tocada na época medieval e servia para alertar a população da cidade para uma possível invasão. Intrigantemente, esta melodia é sempre interrompida abruptamente. Diz a lenda que durante a invasão dos Tártaros, o soldado em vigia viu do alto da torre o inimigo a se aproximar e enquanto tocava a melodia para alertar sobre a iminente invasão, uma flecha atravessou a garganta do soldado e desde então a melodia nunca mais é tocada até o final.

Cracóvia - Polônia

Outra parte importante da cidade é o bairro de Kazimierz que era o bairro dos Judeus, em 1939, antes da invasão alemã, viviam ali por volta de 65000 judeus, a maioria deles assinada pelo regime nazista. Ao andar pelo bairro é possível ver alguns locais onde foram filmadas cenas para o filme “A Lista de Schindler” e é possível ainda ver a antiga fábrica de Oskar Schindler. Kazimierz é hoje um local que vale muito a pena visitar, seja a noite com seus bares animados, seja durante o dia para ver o bairro com maior detalhe e sentir a história como um todo.

Cracóvia - Polônia

Os mais de mil anos de história não tiraram a disposição de Cracóvia. Muito menos deterioram seus monumentos, que mantêm com elegância o charme original do Velho Mundo. Nem mesmo os bombardeios da Segunda Guerra a atingiram. Enquanto os nazistas voltavam sua ira aos rebeldes de Varsóvia, Cracóvia mantinha relativa ordem, o que a fez escapar praticamente ilesa, embora soviéticos e alemães não apreciassem nem um pouco os ares estudantis da cidade, detentora da quinta universidade mais antiga do mundo.

Cracóvia - Polônia

Em um de seus episódios mais trágicos, soldados de Hitler invadiram a faculdade, arrastaram 180 professores e cientistas ao pátio e os executaram na frente de todos. Mas a atrocidade não foi suficiente para arrancar-lhe o espírito. Pelo contrário, hoje Cracóvia conta com inúmeras escolas superiores. Dos 900 mil habitantes, cerca de 200 mil são colegiais ou universitários, vários vindos de outras partes do mundo só para ter o gostinho de estudar nos mesmos bancos onde Nicolau Copérnico sentou um dia.

Cracóvia - Polônia

Por anos, o arcebispado de Cracóvia esteve sob o comando de Karol Wojtyla, que viria a ser eleito papa sob o nome de João Paulo II. Um dos homens mais influentes do século 20, teve papel fundamental na queda do comunismo, no reestabelecimento do orgulho da identidade polonesa e na reaproximação com judeus e muçulmanos. Sua imagem está por vários cantos da cidade, assim como um certo ar de modernidade se mistura a edifícios tão belos quanto veneráveis.

Cracóvia - Polônia

Hoje em dia a história é bastante diferente, a cidade vive um boom de turismo, principalmente de jovens em busca de vodca e noites loucas. A verdade é que eles encontram isso tudo por lá fazendo da segunda maior cidade polaca um destino imperdível na Europa do século XXI.

Cracóvia - Polônia

No comments: