Minha maior paixão é viajar, adoro colocar uma mochila nas costas e sair explorando o mundo, sem saber as pessoas que irão passar pelo meu caminho deixando o acaso me levar.
Um blog sobre viagens que se preze deve ter a capacidade de transportar seus leitores até os lugares falados aqui, não sei se consigo tanto mas espero um dia poder chegar lá.
Tuesday, 11 December 2007
Fim de semana no Alentejo
Antes de tudo vou começar explicando o termo "Alentejo" para os brasileiros que acompanham meu blog. O Rio Tejo que corta Portugal ao meio até chegar a Lisboa e desaguar no oceano atlântico divide o país em duas metades, norte e sul, desse modo as terras na margem sul do rio Tejo são chamadas Alentejo e as terras na margem norte do rio Tejo são conhecidas como Ribatejo.
No último fim de semana tive o prazer de conhecer esta região de Portugal e começo com um aviso, caso vá visitar o Alentejo, faça um um favor a você mesmo, deixe a pressa em casa. A região, com suas aldeias branquinhas, é uma das emoções mais serenas que Portugal reserva. Os alentejanos são figuras folclóricas em Portugal, sempre citados (nem sempre lisongeiramente) pela calma e pelo raciocínio lento, sabe quando dizem no Brasil que bahiano é preguiçoso (eu não compartilho desta opinião), o mesmo os portugueses falam dos alentejanos. É comum confundir sua fala, gestos e passos pausados com preguiça. Tolice! Os forasteiros é que, em sua pressa, não se dão conta de que, ali, o tempo é outro, que uma conversa gostosa sob a sombra de uma árvore pode levar o dia todo. Portanto, aproveite sua passagem pelo Alentejo como manda o figurino, uma aldeia de cada vez, mas sempre respeitando o ritmo dos locais.
Saí de casa no sábado de manhã para me encontrar com o João que me deu boleia (carona) até a fazenda onde foi realizado mais um encontro com os Couchsurfers, o João é um português átipico, muito espontâneo, alegre e ótima companhia para uma viagem, um couchsurfer nato pois carrega consigo todo o espírito do projeto. No carro também estava uma garota da Holanda chamada Sanne que já havia conhecido no último jantar do Couchsurfing aqui em Lisboa.
A viagem durou por volta de duas horas até o Alentejo, onde iriamos encontrar com o resto da malta (turma).
Ao todo éramos 13 pessoas de 8 países diferentes como Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha, Estônia, Lativia, Holanda e Canadá. Não preciso nem dizer que foi um ótimo encontro, durante o jantar de sábado onde as garotas do grupo prepararam uma deliciosa massa para comermos enquanto conversavamos todos juntos a mesa, conhecendo um pouco de cada uma das pessoas e fazendo com que o mundo se tornasse um lugar menor, com pessoas de culturas tão diferentes reunidas para se confraternizarem e divertirem.
Após o jantar, fizemos um troca de presentes muito divertida e em seguida ficamos reunidos próximos a lareira ouvindo uma boa música e tomando um bom vinho para ajudar a aquecer do frio alentejano.
Durante o fim de semana aproveitamos também para conhecer a região do Alentejo, a principal cidade dessa região é Portalegre, mas suas atrações principais são Castelo de Vide e o Marvão. As estradas que ligam essas duas localidades são belíssimas. Castelo de Vide foi uma famosa estação termal à época dos romanos e até hoje abriga diversas fontes com águas medicinais. Outra preciosidade é o labirinto de casas que desce a colina, sempre branquinhas como manda a tradição alentejana.
Mas a maior jóia da serra é mesmo o Marvão. Um cenário, à primeira vista, suas muralhas se fundem com uma poderosa escarpa rochosa que durante séculos conseguiu deter os avanços dos espanhóis, uma barreira natural muito importante naquela época onde a luta por novas terras era comum nesta região. Aliás a Fronteira com a Espanha, fica logo à frente (10 km), ao alcance dos olhos a partir das muralhas de Marvão.
No caminho de volta para Lisboa eu estava cansado e só pensava em chegar em casa, tomar um banho e cair na minha cama, até que a Sanne sugeriu que quando chegassemos em Lisboa e antes de irmos para nossas casas fossemos para uma casa de fado jantar, afinal todos teriamos que comer algo de qualquer maneira. Apesar de cansado não pude recusar o convite pois desde que cheguei a Lisboa queria visitar uma casa de fado e ainda não tinha tido oportunidade.
Foi muito bom prolongar o fim de semana com toda a turma naquele restaurante ouvindo um bom fado, aliás fado será o assunto do próximo post, aguardem...
Marcadores:
Alentejo,
Couchsurfing,
Portugal
Localização:
Portugal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
EEEHHH!
que bom que esteja tudo bem por ai!!
te falei que eu quero uma lembrancinha de cada lugar que você passar?
Pode ser chocolate.. :-)
Post a Comment